Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26953
Tipo: Dissertação
Título: Cacos para uma poética do sentir: rastros criativos do espetáculo Cacos para um vitral – Grupo Oitão Cênico - Cariri/CE
Autor(es): Alves, Mauro Cesar
Autor(es): Alves, Mauro Cesar
Abstract: Esta escrita trata-se de uma extensão criativa do Oitão Cênico, grupo fundado em fevereiro de 2009 na região do Cariri cearense e, desde sua gênese, desenvolve uma linha de pesquisa e criação em continuidade, denominada de Sentir: índice criativo de uma poética cênica, gerada através de convivências na grupalidade, na busca de um fazer artístico pautado pela experimentação. Uma aspiração a partir do questionamento: é possível criarmos uma obra cênica em que a circulação afetiva entre ator-atriz-performer e o público seja potencializada durante uma apresentação? O resultado dessa pesquisa foi o espetáculo Cacos para um vitral, encenação em aberto, construída de forma colaborativa, com a intenção de compartilhar com o espectador um espelhamento das contingentes sensibilidades de corpos em estado de constrangimentos pessoais e sociais. Essa abordagem nos possibilitou a descoberta de potencialidades cênicas, só possíveis a partir de uma metodologia calcada na intuição, experiência e afetividade, princípios estéticos vivenciados na criação e que posteriormente foram aprofundados e referenciados conforme discorro nesta escrita. Dessa forma, a pesquisa e criação do espetáculo se confundem com a própria constituição identitária do Oitão, pois tanto o primeiro, quanto o segundo são referenciais para o desenvolvimento de nossa busca enquanto indivíduos-artista. Portanto, a pesquisa tem o intuito de refletir a práxis embrionária de uma poética de grupo, utilizando-se como referencial teórico a Crítica de Processos de Cecília Salles.
Palavras-chave: Poética de Grupo
Pesquisa Continuada
Princípios Poético-Estéticos de Criação Cênica
CNPq: Artes Cênicas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Artes Cenicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26953
Data do documento: 14-Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MauroCesarAlves.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.