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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Serrano, Leonardo Jose Sebiane | - |
dc.contributor.author | Alves, Mauro Cesar | - |
dc.creator | Alves, Mauro Cesar | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-14T11:11:12Z | - |
dc.date.available | 2018-08-14T11:11:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-06 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26953 | - |
dc.description.abstract | Esta escrita trata-se de uma extensão criativa do Oitão Cênico, grupo fundado em fevereiro de 2009 na região do Cariri cearense e, desde sua gênese, desenvolve uma linha de pesquisa e criação em continuidade, denominada de Sentir: índice criativo de uma poética cênica, gerada através de convivências na grupalidade, na busca de um fazer artístico pautado pela experimentação. Uma aspiração a partir do questionamento: é possível criarmos uma obra cênica em que a circulação afetiva entre ator-atriz-performer e o público seja potencializada durante uma apresentação? O resultado dessa pesquisa foi o espetáculo Cacos para um vitral, encenação em aberto, construída de forma colaborativa, com a intenção de compartilhar com o espectador um espelhamento das contingentes sensibilidades de corpos em estado de constrangimentos pessoais e sociais. Essa abordagem nos possibilitou a descoberta de potencialidades cênicas, só possíveis a partir de uma metodologia calcada na intuição, experiência e afetividade, princípios estéticos vivenciados na criação e que posteriormente foram aprofundados e referenciados conforme discorro nesta escrita. Dessa forma, a pesquisa e criação do espetáculo se confundem com a própria constituição identitária do Oitão, pois tanto o primeiro, quanto o segundo são referenciais para o desenvolvimento de nossa busca enquanto indivíduos-artista. Portanto, a pesquisa tem o intuito de refletir a práxis embrionária de uma poética de grupo, utilizando-se como referencial teórico a Crítica de Processos de Cecília Salles. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poética de Grupo | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Continuada | pt_BR |
dc.subject | Princípios Poético-Estéticos de Criação Cênica | pt_BR |
dc.title | Cacos para uma poética do sentir: rastros criativos do espetáculo Cacos para um vitral – Grupo Oitão Cênico - Cariri/CE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Feitosa, Maria Eneida | - |
dc.contributor.referees | Moura, Gilsamara | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Artes Cenicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_MauroCesarAlves.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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