Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26918
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior.
Authors: Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Maria Natália Pereira
metadata.dc.creator: Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Maria Natália Pereira
Abstract: Este estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas.
Keywords: Educação a distância
Modelo pedagógico
Modelo de educação online
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UFMA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26918
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ligia Rangel 2. et al 2017.pdf695,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.