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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26900
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos |
Otros títulos : | Revista de Administração Contemporânea |
Autor : | Motta, Gustavo da Silva Melo, Daniel Reis Armond de Paixão, Roberto Brazileiro |
metadata.dc.creator: | Motta, Gustavo da Silva Melo, Daniel Reis Armond de Paixão, Roberto Brazileiro |
Resumen : | Este trabalho visa a analisar qual a percepção dos alunos a respeito do significado dos jogos de empresas no processo de aprendizagem em Administração. Os jogos têm-se destacado tanto por sua ampla utilização no ambiente acadêmico quanto no ambiente empresarial, pela possibilidade de vivência simulada de situações empresariais, nas quais é necessária a tomada de decisão. O que se observa, entretanto, é que as pesquisas ainda são muito frágeis na tentativa de comprovar a validade dos jogos como uma prática educacional capaz de agregar conhecimento à formação do administrador, ou seja, de contribuir para uma aprendizagem significativa. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa com 72 alunos dos cursos de graduação em Administração e de especialização em Administração ou áreas correlatas (lato sensu), submetidos à técnica de jogos de empresas. Os dados coletados foram analisados, qualitativa e quantitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvida por Lefevre e Lefevre (2003, 2005). Foi possível constatar que a percepção a respeito do jogo de empresas para os alunos está fortemente integrada às contribuições do mesmo para o processo de aprendizagem em administração. Alguns foram os fatores identificados como as principais contribuições: (a) o auxílio no treinamento para o processo decisório, encargo característico do administrador; (b) a vivência simulada das atividades empresariais; (c) o desenvolvimento de habilidades interpessoais para o trabalho em equipe; e (d) a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de administração. |
Palabras clave : | Processo de aprendizagem Jogos de empresas Discurso do sujeito coletivo |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | ANPAD |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26900 |
Fecha de publicación : | 2012 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
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