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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMotta, Gustavo da Silva-
dc.contributor.authorMelo, Daniel Reis Armond de-
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.creatorMotta, Gustavo da Silva-
dc.creatorMelo, Daniel Reis Armond de-
dc.creatorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.date.accessioned2018-08-07T18:13:52Z-
dc.date.available2018-08-07T18:13:52Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1982-7849-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26900-
dc.description.abstractEste trabalho visa a analisar qual a percepção dos alunos a respeito do significado dos jogos de empresas no processo de aprendizagem em Administração. Os jogos têm-se destacado tanto por sua ampla utilização no ambiente acadêmico quanto no ambiente empresarial, pela possibilidade de vivência simulada de situações empresariais, nas quais é necessária a tomada de decisão. O que se observa, entretanto, é que as pesquisas ainda são muito frágeis na tentativa de comprovar a validade dos jogos como uma prática educacional capaz de agregar conhecimento à formação do administrador, ou seja, de contribuir para uma aprendizagem significativa. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa com 72 alunos dos cursos de graduação em Administração e de especialização em Administração ou áreas correlatas (lato sensu), submetidos à técnica de jogos de empresas. Os dados coletados foram analisados, qualitativa e quantitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvida por Lefevre e Lefevre (2003, 2005). Foi possível constatar que a percepção a respeito do jogo de empresas para os alunos está fortemente integrada às contribuições do mesmo para o processo de aprendizagem em administração. Alguns foram os fatores identificados como as principais contribuições: (a) o auxílio no treinamento para o processo decisório, encargo característico do administrador; (b) a vivência simulada das atividades empresariais; (c) o desenvolvimento de habilidades interpessoais para o trabalho em equipe; e (d) a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de administração.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552012000300002pt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos de empresaspt_BR
dc.subjectDiscurso do sujeito coletivopt_BR
dc.titleO jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunospt_BR
dc.title.alternativeRevista de Administração Contemporâneapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 16, n. 3, art. 1, p. 342-359pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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