https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26900
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Motta, Gustavo da Silva | - |
dc.contributor.author | Melo, Daniel Reis Armond de | - |
dc.contributor.author | Paixão, Roberto Brazileiro | - |
dc.creator | Motta, Gustavo da Silva | - |
dc.creator | Melo, Daniel Reis Armond de | - |
dc.creator | Paixão, Roberto Brazileiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-07T18:13:52Z | - |
dc.date.available | 2018-08-07T18:13:52Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 1982-7849 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26900 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa a analisar qual a percepção dos alunos a respeito do significado dos jogos de empresas no processo de aprendizagem em Administração. Os jogos têm-se destacado tanto por sua ampla utilização no ambiente acadêmico quanto no ambiente empresarial, pela possibilidade de vivência simulada de situações empresariais, nas quais é necessária a tomada de decisão. O que se observa, entretanto, é que as pesquisas ainda são muito frágeis na tentativa de comprovar a validade dos jogos como uma prática educacional capaz de agregar conhecimento à formação do administrador, ou seja, de contribuir para uma aprendizagem significativa. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa com 72 alunos dos cursos de graduação em Administração e de especialização em Administração ou áreas correlatas (lato sensu), submetidos à técnica de jogos de empresas. Os dados coletados foram analisados, qualitativa e quantitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvida por Lefevre e Lefevre (2003, 2005). Foi possível constatar que a percepção a respeito do jogo de empresas para os alunos está fortemente integrada às contribuições do mesmo para o processo de aprendizagem em administração. Alguns foram os fatores identificados como as principais contribuições: (a) o auxílio no treinamento para o processo decisório, encargo característico do administrador; (b) a vivência simulada das atividades empresariais; (c) o desenvolvimento de habilidades interpessoais para o trabalho em equipe; e (d) a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de administração. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANPAD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552012000300002 | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos de empresas | pt_BR |
dc.subject | Discurso do sujeito coletivo | pt_BR |
dc.title | O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Administração Contemporânea | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 16, n. 3, art. 1, p. 342-359 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
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