Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26813
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepção das contribuições da formação em gestão em saúde do PNAP a partir da visão dos egressos: uma avaliação negociada e contextualizada
Autor(es): Rodrigues, Luzia Coelho
Paixão, Roberto Brazileiro
Duarte, Francisco Ricardo
Autor(es): Rodrigues, Luzia Coelho
Paixão, Roberto Brazileiro
Duarte, Francisco Ricardo
Abstract: O estudo avaliativo teve o objetivo de identificar, a partir da percepção de egressos, as contribuições do curso de especialização em Gestão em Saúde do PNAP/UNIVASF para a melhoria das práticas de gestão, utilizando-se da abordagem negociada e contextualizada. As informações foram obtidas por meio de grupos focais e foram interpretadas através da análise do discurso do sujeito coletivo. A abordagem pluralista possibilitou a identificação, a partir do envolvimento de grupos de egressos, de aspectos da avaliação de curso que foram priorizados pelos participantes, bem como a consequente contribuição desses aspectos para a prática profissional. Os discursos-síntese formados representam as perspectivas de egressos sobre indicadores do processo avaliativo a partir das necessidades de múltiplos atores e interessados no programa educacional. Resultados contribuem para a reflexão sobre práticas avaliativas com a utilização de pluralidade de ideias aplicáveis à avaliação universitária, instigando questões que poderão ser aprofundadas em estudos futuros com egresso.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Programa PNAP
Egressos
Avaliação negociada
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFSC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26813
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.