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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Fazer ciência no campo dos estudos organizacionais
Autor : Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
metadata.dc.creator: Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Resumen : Contrapondo-se a posições, revisões e proposições em meio a reflexões e debates epistemológicos sobre o campo dos estudos organizacionais, assume-se uma posição e, nesta posição, propõe-se uma forma de produção de conhecimento. O que caracteriza a posição assumida é o conceito de conhecimento como signo ou, simplesmente, signo, isto é, todo e qualquer fenômeno mental que é e existe como signo. Com base no conceito de signo, o campo dos estudos organizacionais torna-se absolutamente fragmentado em signos e assume a condição de "ciência propriamente dita" e orientada para o "fazer ciência", isto é, para a inovação do conhecimento. Também com base no conceito de signo, define-se produção de conhecimento no campo dos estudos organizacionais como uma prática "semiótica" caracterizada por uma produção contínua de signos sujeitos à generalidade, mas passíveis de inovação, tendo, como estratégia de produção e inovação do conhecimento, o pragmatismo ou, mais exatamente o método abdutivo ou abdução que rompe com a continuidade do conhecimento pautado na generalidade, o hábito, e faculta a inovação do conhecimento, a mudança de hábito, ao admitir hipóteses apenas plausíveis ou possíveis, desde que passíveis de verificação como interpretação.
Palabras clave : Ciência
Estudos organizacionais
Fazer ciência
Conhecimento
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : ANPAD
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26745
Fecha de publicación : 2002
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

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