Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26600
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Fonoaudiologia e NASF: ações do fonoaudiólogo e desafios em sua atuação - Revisão de Literatura
Authors: Bispo, Aline Gonçalves Bomfim
metadata.dc.creator: Bispo, Aline Gonçalves Bomfim
Abstract: Este estudo visa descrever as ações desenvolvidas pelo fonoaudiólogo junto à equipe do NASF e elencar os principais desafios para a sua atuação na equipe. Foi realizada uma revisão da literatura através de busca eletrônica nas bases de dados Scielo Brasil, Portal de Periódicos da CAPES, Lilacs e PubMed, publicados nos últimos 20 anos, de 1995 a 2015. Algumas das ações mais frequentemente encontradas foram: ações de promoção da saúde e prevenção de comorbidades; apoio matricial/matriciamento; discussão de casos com a ESF para formulação de PTS; terapias e ações de apoio técnico-pedagógico. Quanto aos desafios, destacam-se: dificuldade de relacionamento com outros profissionais da saúde e com gestores que não são da área e entendimento reduzido acerca da proposta NASF ou dificuldade de aceitação da mesma. As ações mencionadas são fundamentais para o trabalho do fonoaudiólogo ser coerente com a proposta NASF, porém, diante dos achados dos desafios, é imprescindível serem realizadas, por todas as equipes, a divulgação das ações desenvolvidas pela equipe NASF, destacando a contribuição da Fonoaudiologia.
Keywords: Fonoaudiologia
Atenção Primária à Saúde
Atenção Básica
Saúde Coletiva
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: ICS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26600
Issue Date: 17-Jul-2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 ALINE GONÇALVES BOMFIM BISPO.pdf803,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.