Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.contributor.authorNóbrega, Fernando Pereira-
dc.creatorNóbrega, Fernando Pereira-
dc.date.accessioned2018-07-17T14:35:43Z-
dc.date.available2018-07-17T14:35:43Z-
dc.date.issued2018-07-17-
dc.date.submitted2018-06-15-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26599-
dc.description.abstractEducar é ensinar comportamentos úteis tanto para o aluno quanto para a comunidade verbal na qual ele está inserido. O objetivo da presente dissertação foi identificar, em teses e dissertações produzidas entre 2005 e 2015, como os conceitos da Análise do Comportamento foram aplicados em contextos educacionais. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. A coleta de dados foi feita no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, a partir das seguintes palavras-chaves: Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical, B. F. Skinner, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Especial, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Quilombola e Educação à Distância. As buscas retornaram 45 trabalhos (15 teses e 30 dissertações). A região sudeste foi a que mais produziu trabalhos selecionados: 82%. A PUC-SP produziu 44% dos trabalhos selecionados e a UFSCar produziu 20%. Os conceitos mais frequentes foram, respectivamente: matching-to-sample, regras e modelagem. O nível de ensino mais citado foi a Educação Básica (mais especificamente, o Ensino Fundamental). Quanto às modalidades de ensino, somente a Educação Especial foi citada.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT To educate is to teach useful behaviors to the student and the verbal community in wich he is inserted. The objective of this master dissertation was to identify, in doctoral thesis and master dissertations produced between 2005 and 2015, how Behavior Analysis’s concepts were applied in educational contexts. In order to achieve this objective, a bibliographic research (state of knowledge) was carried out. Once the data were collected in the Brazilian Scientific Publishing Portal (http://oasisbr.ibict.br/vufind/) the key words were in Portuguese: Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical, B. F. Skinner, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Especial, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Quilombola e Educação à Distância. 45 works were the outcome of these searches (15 doctoral thesis and 30 master dissertations). 82% of these works are from the southeast region of Brazil. 44% of the selected works were from PUC-SP university and 20% were from UFSCar university. The most frequent concepts were, respectively: matching-to-sample, rules and shapping. The most cited level of education was Educação Básica (more specifically, Ensino Fundamental). As for the modalities of education, only Educação Especial was mentioned.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação do comportamentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBehaviorismo (psicologia)pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBehavior analysispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectState of knowledgept_BR
dc.subjectLevels of educationpt_BR
dc.subjectModalities of educationpt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectNíveis de ensinopt_BR
dc.subjectModalidades de ensinopt_BR
dc.titleAnálise do comportamento e educação: o estado do conhecimento de teses e dissertações produzidas de 2005 a 2015pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLopes, Adriana Lourenço-
dc.contributor.refereesUlian, Ana Lúcia Alcântara de Oliveira-
dc.contributor.refereesConceição, Djenane Brasil da-
dc.contributor.refereesSouza, Fabrício de-
dc.contributor.refereesGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.