Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bonilla, Maria Helena Silveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Jaqueline de Jesus dos | - |
dc.creator | Santos, Jaqueline de Jesus dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-17T14:00:53Z | - |
dc.date.available | 2018-07-17T14:00:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2014-07-22 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26596 | - |
dc.description.abstract | Este estudo monográfico buscou compreender os limites e potencialidades dos laptops educacionais para constituição da cultura digital nas escolas do campo. Para tanto, realizamos o estudo com base na perspectiva da abordagem qualitativa. Como instrumentos de pesquisa foi realizada uma conversa informal com o Secretário de Educação de Anguera-BA a fim de obter uma melhor compreensão da proposta de inserção dos laptops nas escolas do campo, bem como foi feita análise a partir de um exemplar do dispositivo, do hardware e software dos laptops enviados às escolas do campo pelo governo federal. Os resultados desse estudo mostram que os laptops educacionais têm potencial para constituição da cultura digital nas escolas do campo, contudo constatamos alguns limites de hardware e configurações no laptop, falta de infraestrutura física e de rede nas escolas, aspectos que dificultam a imersão plena dos sujeitos do campo na cultura digital. Frente a isso, consideramos que ao desenvolver políticas públicas de inserção de TIC nas escolas do campo, o governo federal deve investir em ações articuladas e superar o modelo de oferta das tecnologias digitais, sem oferecer a liberdade de adequação para as próprias necessidades dos sujeitos, condições infraestruturais para vivenciarem plenamente os ambientes digitais e a articulação colaborativa em rede,características fundamentais para constituição da cultura digital nas escolas do campo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Escolas do campo | pt_BR |
dc.subject | Laptops educacionais | pt_BR |
dc.title | Cultura digital: limites e potencialidades dos laptops educacionais para as escolas do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Cordeiro, Salete de Fátima Noro | - |
dc.contributor.referees | Santana, Ezileide Conceição | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Colegiado de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Tecnologia educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|