Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.authorSantos, Jaqueline de Jesus dos-
dc.creatorSantos, Jaqueline de Jesus dos-
dc.date.accessioned2018-07-17T14:00:53Z-
dc.date.available2018-07-17T14:00:53Z-
dc.date.issued2018-07-17-
dc.date.submitted2014-07-22-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26596-
dc.description.abstractEste estudo monográfico buscou compreender os limites e potencialidades dos laptops educacionais para constituição da cultura digital nas escolas do campo. Para tanto, realizamos o estudo com base na perspectiva da abordagem qualitativa. Como instrumentos de pesquisa foi realizada uma conversa informal com o Secretário de Educação de Anguera-BA a fim de obter uma melhor compreensão da proposta de inserção dos laptops nas escolas do campo, bem como foi feita análise a partir de um exemplar do dispositivo, do hardware e software dos laptops enviados às escolas do campo pelo governo federal. Os resultados desse estudo mostram que os laptops educacionais têm potencial para constituição da cultura digital nas escolas do campo, contudo constatamos alguns limites de hardware e configurações no laptop, falta de infraestrutura física e de rede nas escolas, aspectos que dificultam a imersão plena dos sujeitos do campo na cultura digital. Frente a isso, consideramos que ao desenvolver políticas públicas de inserção de TIC nas escolas do campo, o governo federal deve investir em ações articuladas e superar o modelo de oferta das tecnologias digitais, sem oferecer a liberdade de adequação para as próprias necessidades dos sujeitos, condições infraestruturais para vivenciarem plenamente os ambientes digitais e a articulação colaborativa em rede,características fundamentais para constituição da cultura digital nas escolas do campo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectLaptops educacionaispt_BR
dc.titleCultura digital: limites e potencialidades dos laptops educacionais para as escolas do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCordeiro, Salete de Fátima Noro-
dc.contributor.refereesSantana, Ezileide Conceição-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programColegiado de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versao_final_mono_jaqueline.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.