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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TCC quando, onde, porque, para quê e para quem: uma metanálise da produção dos graduandos em Direito da Universidade Federal da Bahia no trabalho de conclusão de curso
Autor(es): Gomes, Jéssica Santos
Autor(es): Gomes, Jéssica Santos
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o perfil dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, nos semestres letivos de 2009.1, 2009.2, 2016.1, 2016.2 e 2017.1. Utilizou-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, além de pesquisa bibliográfica, documental e empírica para desenvolvê-lo. Os resultados obtidos revelam que o perfil dos TCCs apresentados na FDUFBA está em significativa transformação, pois está saindo de um perfil tradicional, onde os trabalhos de cursos apresentados se davam nas áreas básicas do curso: Direito Constitucional, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Civil, para uma abordagem mais interdisciplinar. Também, há sinais que apontam para uma maior participação de membros da classe trabalhadora na Instituição, com o advento do curso noturno e da expansão da democracia dos cursos universitários. Além disso, verificou-se que a regra NBR 6028 da ABNT, que trata dos modelos acadêmicos, não é aplicada correta ou inteiramente nos TCCs analisados; e, por fim, constatou-se o crescimento da participação feminina na Faculdade, nos últimos anos.
The main objective of this paper is to analyze the profile of the Course Completion Works presented at the Law Faculty of the Federal University of Bahia, in the semesters of 2009.1, 2009.2, 2016.1, 2016.2 and 2017.1. We used quantitative and qualitative research, as well as bibliographic, documentary and empirical research to develop it. The results show that the profile of the TCCs presented in the FDUFBA is in a significant transformation, since it is coming from a traditional profile, where the courses presented were given in the basic areas of the course: Constitutional Law, Criminal Law, Labor Law and Law For a more interdisciplinary approach. There are also signs that there is a greater participation of working class members in the institution, with the advent of night classes and the expansion of democracy in university courses. In addition, it was verified that ABNT rule NBR 6028, which deals with academic models, is not applied correctly or entirely in the analyzed CBTs; and, finally, the growth of female participation in the Faculty in the last years.
Palavras-chave: Trabalho de Conclusão de Curso
Ensino jurídico
Pesquisa
Metanálise
Course Completion Work
Legal education
Search
Meta-analysis
TCC
CNPq: Filosofia e Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26541
Data do documento: 12-Jul-2018
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