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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26438
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Rosiléia Oliveira de-
dc.contributor.authorSilva, Josefa Rosimere Lira da-
dc.creatorSilva, Josefa Rosimere Lira da-
dc.date.accessioned2018-07-11T13:33:12Z-
dc.date.available2018-07-11T13:33:12Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.date.submitted2018-05-24-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26438-
dc.description.abstractOs museus de ciências são considerados espaços de educação não formal e de educação científica para diferentes públicos. Apresentam importante papel relacionado à divulgação da ciência. Ao longo dos anos tanto a pesquisa quanto as práticas educacionais e comunicacionais relacionadas a exposições e ou atividades em museus, sejam eles fixos ou itinerantes, têm se intensificado, tornando-se cada vez mais um campo de produção de conhecimento. Em 2012 o Instituto Brasileiro de Museus começou a construção do Plano Nacional de Educação Museal (PNEM), que culminou na publicação da Política Nacional de Educação Museal em 2017. No Documento, estão os princípios que devem reger o trabalho educativo museal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a mediação no Museu do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP) com base na educação museal proposta pelo PNEM na divulgação científica sobre Animais Peçonhentos. A mediação analisada foi de uma das exposições do NOAP, a Rede de Zoologia Interativa, que possui kits zoológicos, terrários com animais vivos, jogos sobre zoologia, palestras e teatro de fantoches. Foram aplicados questionários (ao público visitante da exposição) e realizados entrevista individual e grupo focal (com os mediadores da exposição) que tratavam sobre a itinerância do museu, o contato com o público, qualificação dos mediadores e produção de material. Foi possível concluir que O NOAP tem um caminho que em parte atende às perspectivas do PNEM. Faz isso muito fortemente em relação às discussões dos grupos de trabalho sobre estudos e pesquisa, acessibilidade e da relação de museus e comunidade. No entanto, em relação à formação, qualificação e capacitação, o museu ainda tem uma dinâmica distante da considerada ideal no documento. Apesar disso, é importante ressaltar que o PNEM é uma referência, e as instituições museais podem extrapolar ou não se aplicar a algumas das suas discussões, dependendo das especificidades de cada museu.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseus de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMediadorespt_BR
dc.subjectAspectos educacionaispt_BR
dc.subjectExposições itinerantespt_BR
dc.subjectAnimais peçonhentospt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectPNEMpt_BR
dc.titleEducação Museal: Investigando a Mediação em um Museu de Ciências Itinerantept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLira-da-Silva, Rejâne Maria-
dc.contributor.refereesCunha, Marlécio Maknamara da Silva-
dc.contributor.refereesBarzano, Marco Antônio Leandro-
dc.contributor.refereesAlmeida, Rosiléia Oliveira de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Musealpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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