Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, André Luiz Batista-
dc.contributor.authorFontoura, Thalita Christine de Mendonça-
dc.creatorFontoura, Thalita Christine de Mendonça-
dc.date.accessioned2018-07-10T19:33:43Z-
dc.date.available2018-07-10T19:33:43Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.date.submitted2018-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26423-
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo explanar sobre a obrigação internacional do Brasil de promover o acesso à educação para as crianças refugiadas sob sua jurisdição, uma vez que o direito à educação fornece bases sólidas para o exercício pleno de outras proteções de Direitos Humanos. Para isso, a fundamentação legal terá respaldo nos tratados internacionais de Direitos Humanos que o Brasil é signatário, doutrina nacional e internacional, sentenças e outros instrumentos internacionais. Em segundo momento, será apresentado sobre o cumprimento da referida obrigação. Com o objetivo de compreender a complexidade da prática deste tema, foram entrevistados o ACNUR, a ONG sem fins lucrativos I Know My Rights e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As entrevistas tiveram uma metodologia qualitativa e semi-estruturadapt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to explain the international obligation of Brazil to promote access to education for refugee children under its jurisdiction, since the right to education provides a solid foundation for the full exercise of other human rights protections. In this regard, the legal grounds will be supported by the international human rights treaties which Brazil is a signatory, national and international doctrine, judgments and other international instruments. Secondly, the fulfillment of this obligation will be presented. In order to understand the complexity of this situation, the UNHCR, the non-profit organization I Know My Rights and the Municipal Department of Education of São Paulo were interviewed. The interviews had a qualitative and semi-structured methodology.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectCriança refugiadapt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectAcesso à educaçãopt_BR
dc.subjectIntegração localpt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectRefugee childpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectAccess to educationpt_BR
dc.subjectLocal integrationpt_BR
dc.titleObrigação internacional do Brasil de garantir o acesso à educação para as crianças refugiadas sob seu territóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesNeves, André Luiz Batista-
dc.contributor.refereesOliveira Filho, João Glicério de-
dc.contributor.refereesOliveira, Paulo Augusto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programNUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementarespt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia e Ciências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.