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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Interdisciplinaridade na Formação Jurídico-Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Melo, Jhonatas Péricles Oliveira de
Autor(es): Melo, Jhonatas Péricles Oliveira de
Abstract: No mundo contemporâneo, pautado por relações e fenômenos sociais cada vez mais complexos e multifacetados, a interdisciplinaridade se tornou uma exigência para os currículos de todos os campos de saberes das Universidades. No presente trabalho apresentei um estudo sobre o papel ocupado pela interdisciplinaridade na formação jurídico-penal da graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia - FDUFBA, a partir da compreensão de que esta é a forma mais efetiva de estudo do fenômeno criminal. Para tanto, utilizei como opção teórico-metodológica as contribuições da etnografia e da etnometodologia. Os dados foram obtidos através de pesquisa de campo na FDUFBA, por meio de observação participante, entrevistas compreensivas semiestruturadas e diário de campo, para dar voz e compreender as percepções desses atores do processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram interpretados de forma qualitativa e cruzados com as peculiaridades do surgimento dos primeiros cursos jurídicos no país, as diversas reformas educacionais ocorridas e seus reflexos na formação jurídico-penal das universidades brasileiras. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a FDUFBA mantém um formato tradicional de ensino que dificulta o diálogo entre campos de saberes na formação jurídico-penal, ocasionando um distanciamento na compreensão dos fenômenos criminais em seus diversos aspectos. A partir desses resultados, concluo que é importante realizar mudanças estruturais no Projeto Político Pedagógico e no currículo do curso, no formato das aulas e nas avaliações, para que seja possível uma formação interdisciplinar nas ciências jurídico-penais na FDUFBA
In the contemporaneous world, ruled by socials relations and phenomena even more complex and multifaceted, the interdisciplinarity became a requirement for the résumés all the knowledge fields of the Universities. At the moment project, I showed a study about the engaged function of interdisciplinarity in the criminal law formation at the Law College of Federal University of Bahia – FDUFBA, from the understanding that this way is more effective of criminological phenomena study. Therefore, I used as a theorical background option the contribution of ethnography and ethnomethodology. The datas were obtained through field research at FDUFBA, by means of participant observation, semistructured comprehensive interviews and diary field, to give voice and understand the perceptions of these actors of the teaching-learning process. These datas were interpreted in a qualitative form and crossed with the peculiarities of appearance of the firsts Law Graduations in the country, the various educational reforms that took place and its reflexes in the Criminal Law education of Brazilian universities. The results have evidenced that FDUFBA maintain a traditional education format that difficult the dialog with another knowledge fields in the Criminal Law graduation, causing a distancing of the comprehension about criminological phenomena in various aspects. From these results I conclude that is important make structural changes in the Pedagogical Political Project and the graduation résumé, in class format and exams, so that an interdisciplinarity formation in the Criminal Law sciences at FDUFBA will be possible.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Universidade.
Formação
Ciências criminais
FDUFBA.
: Interdisciplinarity
University
Formation,
Criminal Law
FDUFBA
CNPq: Filosofia e Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26374
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

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