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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A linguagem da criança surda implantada: reflexões sobre os ganhos promovidos pelo implante coclear
Authors: Borba, Iasmin Urpia
metadata.dc.creator: Borba, Iasmin Urpia
Abstract: Historicamente a surdez é vista como deficiência e o surdo sofre com a estigmatização social. Contudo, a visão relacionada à surdez tem se modificado ao longo da história. E um aspecto que sempre causou discussões é o uso da língua de sinais, havendo rejeição desta por alguns estudiosos, que partem de uma visão patológica da surdez e buscam reabilitar a audição por meio de recursos tecnológicos. Objetivo: Compreender o desenvolvimento da linguagem da criança surda usuária de implante coclear e verificar a importância da criança ter o contato prévio com a língua de sinais, oferecendo-a arcabouço linguístico necessário ao seu desenvolvimento. Método: Estudo de caso, qualitativo, composto por uma criança implantada de cinco anos de idade. A coleta de dados foi baseada na avaliação da linguagem através da observação da criança, usando filmagens dos atendimentos fonoaudiológicos, e uma entrevista semidirigida com a responsável pela criança. Ocorreu em janeiro e fevereiro de 2017. A perspectiva bilíngue é a base para interpretação dos dados obtidos na avaliação do sujeito. Resultados: Contata-se que a criança apresentou maior uso da língua de sinais, com produções de sinais por repetições e espontaneamente, utilizou-se de sons como apoio à comunicação gestual. Não fez uso da linguagem oral e obteve respostas auditivas para a frequência de fala apenas com o uso do sistema FM. Conclusão: A aquisição da língua de sinais como primeira língua é essencial para criança surda, pois lhe garantirá um desenvolvimento efetivo da linguagem que será base para seus aprendizados futuros.
Keywords: Linguagem
Fonoaudiologia
Implante Coclear
Surdez
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: ICS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26354
Issue Date: 10-Jul-2018
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