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dc.contributor.advisorBegrow, Desirée De Vit-
dc.contributor.authorBorba, Iasmin Urpia-
dc.creatorBorba, Iasmin Urpia-
dc.date.accessioned2018-07-10T16:59:41Z-
dc.date.available2018-07-10T16:59:41Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26354-
dc.description.abstractHistoricamente a surdez é vista como deficiência e o surdo sofre com a estigmatização social. Contudo, a visão relacionada à surdez tem se modificado ao longo da história. E um aspecto que sempre causou discussões é o uso da língua de sinais, havendo rejeição desta por alguns estudiosos, que partem de uma visão patológica da surdez e buscam reabilitar a audição por meio de recursos tecnológicos. Objetivo: Compreender o desenvolvimento da linguagem da criança surda usuária de implante coclear e verificar a importância da criança ter o contato prévio com a língua de sinais, oferecendo-a arcabouço linguístico necessário ao seu desenvolvimento. Método: Estudo de caso, qualitativo, composto por uma criança implantada de cinco anos de idade. A coleta de dados foi baseada na avaliação da linguagem através da observação da criança, usando filmagens dos atendimentos fonoaudiológicos, e uma entrevista semidirigida com a responsável pela criança. Ocorreu em janeiro e fevereiro de 2017. A perspectiva bilíngue é a base para interpretação dos dados obtidos na avaliação do sujeito. Resultados: Contata-se que a criança apresentou maior uso da língua de sinais, com produções de sinais por repetições e espontaneamente, utilizou-se de sons como apoio à comunicação gestual. Não fez uso da linguagem oral e obteve respostas auditivas para a frequência de fala apenas com o uso do sistema FM. Conclusão: A aquisição da língua de sinais como primeira língua é essencial para criança surda, pois lhe garantirá um desenvolvimento efetivo da linguagem que será base para seus aprendizados futuros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectImplante Coclearpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleA linguagem da criança surda implantada: reflexões sobre os ganhos promovidos pelo implante coclearpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.publisher.departamentCurso de Graduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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