Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenido, Maria Cristina Martins-
dc.contributor.authorOliveira, Marizete Pinheiro de-
dc.creatorOliveira, Marizete Pinheiro de-
dc.date.accessioned2018-06-13T21:00:37Z-
dc.date.available2018-06-13T21:00:37Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.date.submitted2018-03-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26175-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de analisar quais conhecimentos das Ciências Naturais, indicados para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, são apresentados pelos programas infantis veiculados pela TV aberta na Bahia. Os Estudos Culturais representam a perspectiva epistemológica desta investigação, por meio deles, visualizamos o processo educativo como algo dinâmico e complexo, que acontece em todos os espaços culturais onde circulam representações, símbolos, linguagens, padrões, valores e práticas sociais, que atuam na formação de sujeitos. A televisão é um desses ambientes que com suas técnicas ensina formas de ler o mundo. Seguindo uma abordagem qualitativa, recorremos à pesquisa documental e a análise de conteúdo para a produção e análise dos dados. A seleção dos documentos se deu através da exploração da programação das dez emissoras de TV aberta de maior audiência/cobertura no cenário nacional. Para a escolha das emissoras, consideramos relatórios produzidos por agências e órgãos oficiais como a Agência Nacional do Cinema a Agência Nacional de Telecomunicações o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, além de sites que abordam a audiência de programas televisivos. Para a análise do conteúdo, selecionamos oito programas infantis: A Mansão Maluca do Professor Ambrósio, Ana e os Robôs, Andy e as aventuras com os dinossauros, Mentes Brilhantes, O pequeno Einstein, O Show da Luna, Peixonauta e Trip e Trop. Na análise destes programas encontramos uma série de conteúdos que abarca os conhecimentos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O eixo temático Ambiente e Recursos tecnológicos são os mais bem representados, apresentando os conteúdos de modo interdisciplinar e contextualizados, muitas vezes, fomentando uma discussão conjunta com dois blocos, ou até três. Desse modo, tais programas podem ser usados em sequências didáticas, nos anos inicias, com o objetivo de favorecer a aprendizagem de conteúdos científicos.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze which Natural Science knowledge, presented during the first years of primary school, is presented on children’s programs on television (non-cable) in Bahia. The Cultural Studies represent the epistemological perspective of this investigation, and through them we visualize the educational process as something dynamic and complex, what happen in all cultural spaces where representations, symbols, languages, standards, values and social practices circulate, act in shaping subjects. Television is one of these environments, that uses its own techniques to instruct on the forms to interpret the world. Using a qualitative approach, we consulted documental research and content analysis for the analysis of the data. The selection of the documents came from the examination of the programming of ten television networks with the largest national audience. For the choice of broadcasters, we considered reports produced by agencies and departments of the National Agency of Cinema, the National Agency of Telecommunications, the Brazilian Institute of Geography and Statistics and the Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics, as well as sites which analyze the viewing audience of television programs. For content analysis, we selected eight children’s programs: A Mansão Maluca do Professor Ambrósio(The Crazy Mansion of Professor Ambrosio), Ana e os Robôs (Ana and the Robots), Andy e as aventuras com os dinossauros (Andy and his adventures with dinosaurs), Mentes Brilhantes (Brilliant Minds), O pequeno Einstein (Little Einstein), O Show da Luna (The Luna Show), Peixonauta and Trip & Trop.In the analysis of these programs we find a series of contents that encompasses the knowledge suggested by the National Curricular Parameters for the initial years of Elementary School. The thematic axis Environment and Technological Resources are the most well represented, presenting the contents in an interdisciplinary and contextualized way, often fomenting a joint discussion with two blocks, or up to three. Thus, such programs can be used in didactic sequences, in the first years of primary school, with the aim of promoting the learning of scientific contents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectMídia televisivapt_BR
dc.subjectProgramas infantispt_BR
dc.subjectPúblico infantilpt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.titleAs ciências naturais nos programas infantis veiculados pela televisão aberta na Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPenido, Maria Cristina Martins-
dc.contributor.refereesRosa, Katemari Diogo da-
dc.contributor.refereesAlmeida, Rosiléia Oliveira de-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS CIÊNCIAS NATURAIS NOS PROGRAMAS INFANTIS VEICULADOS PELA TELEVISÃO ABERTA NA BAHIA.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.