Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.authorMachado, Taiane Abreu-
dc.creatorMachado, Taiane Abreu-
dc.date.accessioned2018-05-08T19:56:56Z-
dc.date.available2018-05-08T19:56:56Z-
dc.date.issued2018-05-08-
dc.date.submitted2018-02-28-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25949-
dc.description.abstractEste estudo aborda a temática da formação continuada docente, que atualmente é uma expressão muito utilizada no cenário educacional e tem sido atrelada à qualidade da educação e, do mesmo modo, à qualidade profissional. O conjunto conceitual sobre a formação docente acena para a complexidade desse processo, que exige planejamento, consistência, atenção, ações concretas e contínuas. Por meio da Formação Continuada, os professores tornam-se mais preparados para ponderar sobre alguns aspectos pedagógicos e, para além deles, sugerir ações com a finalidade de instalar mudanças significativas em toda a comunidade escolar. Dentre as mudanças significativas tem-se a inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Nesse contexto, este estudo questiona como vem ocorrendo o processo de formação continuada dos docentes que trabalham com estudantes público-alvo da educação especial no estado da Bahia? Com esta pesquisa, pretendeu-se analisar as contribuições da formação continuada para uma atuação docente na perspectiva da inclusão escolar. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, embasando-se no modelo de estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são oito docentes que participaram de um processo formativo oferecido através da coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Os docentes tinham também em comum o fato de já ter tido experiência com estudantes com deficiência. Foram utilizados como instrumentos de coleta de informações a entrevista semiestruturada, os questionários abertos e a análise documental. As perguntas norteadoras da entrevista foram relativas as presenças e ausências identificadas pelos docentes depois de terem passado pela formação, o que a formação trouxe de contribuição para a prática pedagógica inclusiva do docente, assim como as urgências identificadas para um novo processo formativo. Os dados foram organizados com base em cinco eixos temáticos e analisados a partir de uma inspiração na análise do discurso. Com os resultados da pesquisa, identificou-se que o desenvolvimento de estratégias e ações por parte da Secretaria de Educação Estadual da Bahia trouxe contribuições à formação continuada das docentes participantes, de modo a favorecer o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas para seus estudantes com deficiência. Como por exemplo, a construção de materiais pedagógicos adaptados e o envolvimento de todos os estudantes nas atividades escolares. Analisou-se que apesar das contribuições, há alguns limites quando se considera a falta de continuidade das demandas de formação continuada de professores, assim como a desconsideração do contexto profissional dos docentes durante a formação. Espera-se que a formação continuada seja reconhecida como uma das diversas alternativas que pode compor as políticas de estratégias e ações para a ampliação da formação de professores e assim contribuir com a construção de sistemas de ensino inclusivos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study deals with the theme of continuing teacher education, which is currently a widely used expression in the educational scenario and has been linked to the quality of education and, likewise, to professional quality. The conceptual set on teacher education stresses the complexity of this process, which requires planning, consistency, attention, concrete and continuous actions. Through Continuing Education, teachers become more prepared to ponder some pedagogical aspects and, in addition to them, to suggest actions with the purpose of installing significant changes throughout the school community. Among the significant changes are the school inclusion of students targeted by Special Education. In this context, this study questions how has been the process of continuous training of teachers working with students targeted by special education in the state of Bahia? With this research, it was intended to analyze the contributions of continuing education to a teaching role in the perspective of school inclusion. The research developed in a qualitative approach, based on the case study model. The research subjects are eight teachers who participated in a training process offered through the Special Education coordination of the Education Department of the State of Bahia. The teachers also had in common the fact that they had already had experience with students with disabilities. The semi-structured interview, the open questionnaires and the documentary analysis were used as instruments of information collection. The guiding questions of the interview were related to the presences and absences identified by the teachers after they had gone through the training, which the training brought to contribute to the inclusive pedagogical practice of the teacher, as well as the emergencies identified for a new formative process. The data were organized based on five thematic axes and analyzed from an inspiration in discourse analysis. With the results of the research, it was identified that the development of strategies and actions by the State Secretariat of Education of Bahia brought contributions to the continued formation of the participating teachers, in order to favor the development of inclusive pedagogical practices for their students with disabilities. For example, the construction of adapted teaching materials and the involvement of all students in school activities. It was analyzed that despite the contributions, there are some limits when considering the lack of continuity of the demands of continuing teacher training, as well as the disregard of the professional context of the teachers during the training. It is hoped that continuing education will be recognized as one of several alternatives that may be part of strategies and actions policies for the expansion of teacher training and thus contribute to the construction of inclusive education systems.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada docentept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProcesso formativopt_BR
dc.subjectProfessores de educação especial - Formação - Bahiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTeachers continued formationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectFormative processpt_BR
dc.titleEstratégias e ações para a educação especial na Bahia: um estudo da formação continuada docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.refereesUzeda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mestrado Taiane Machado.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.