Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25939
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação e arquitetura na era digital: um estudo sobre a expansão das instituições federais de ensino superior em Barreiras, Bahia
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Avanzo, Helena
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Avanzo, Helena
Abstract: Este artigo tem o objetivo de discutir a expansão do ensino superior no Brasil no contexto da cultura digital con- temporânea, com o foco na relação entre educação e arquitetura. Após análise deste contexto e de um panora- ma sobre as políticas públicas recentes, visando à expansão da universidade brasileira, discutimos os desafios que a cultura digital traz para a educação contemporânea e seus reflexos na arquitetura. Nesta análise, conside- ramos a arquitetura como um elemento de um currículo que denominamos de (in)visível. Com dados de uma pesquisa de campo sobre a expansão de duas instituições de ensino superior na Bahia, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia (Ifba), ambos na cidade de Barreiras, desenvolvemos, ao final, a ideia de que outras arquiteturas são necessárias para as edificações do ensino superior no contexto contemporâneo, imerso em tecnologias digitais de informação e comunicação.
Palavras-chave: Arquitetura
Cultura digital
Ensino superior
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal de Passo Fundo
Citação: PRETTO, Nelson De Luca; AVANZO, Helena. Educação e arquitetura na era digital: um estudo sobre a expansão das instituições federais de ensino superior em Barreiras, Bahia. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 1, p. 190-202, abr. 2018. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8039>. Acesso em: 27 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8039.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25939
Data do documento: Jan-2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_01PrettoAvanzoArqEspacoPedagogico8039-25473-1-PB.pdf169,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.