Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25813
Tipo: Tese
Título: OLHARES E VOZES DA ESCOLA: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO
Autor(es): Araújo, Denise Bastos de
Autor(es): Araújo, Denise Bastos de
Abstract: Esta tese apresenta uma série de propostas para o desenvolvimento de políticas públicas para o respeito à diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar. Para fazer isso, a investigação contou com uma ampla revisão bibliográfica e com uma pesquisa em quatro comunidades escolares localizadas na Bahia. Considerando que a escola é um lugar de fabricação de preconceito e de discriminação, conforme apontam algumas pesquisas realizadas em âmbito nacional, a atividade, desenvolvida em momento único em cada uma das escolas, iniciou com a exibição dos vídeos Sonho impossível; Reacciona Ecuador, el machismo es violencia; Amanda e Monick; um comercial irlandês e Torpedo, que permitiram um olhar sobre as heterossexualidades, transexualidades, homossexualidades masculina e feminina. Após as exibições, 72 pessoas que participaram dos encontros preencheram questionários. O grupo era composto de docentes, estudantes, pessoal de apoio ao estudante e gestão, com o intuito de colher impressões a respeito das relações de gênero e das sexualidades. As análises dos questionários foram realizadas com o propósito de problematizar o sistema heteronormativo, em uma tentativa de fazer fluir suas tensões e permanências, limites e possibilidades das múltiplas sexualidades, no sentido de rever machismos e sexismos que promovem as transfobias, bifobias, lesbofobias e homofobias. Ao final da atividade, foi aplicado um último questionário, com a intenção de avaliar o evento. Os resultados compilados foram analisados sob a luz do aporte teórico e metodológico de teorias feministas, em especial dos estudos queer.
Palavras-chave: Diversidade Sexual e de Gênero
Educação
Políticas públicas
Estudos qüeer
Feminismos
CNPq: Ciências Humanas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25813
Data do documento: 25-Abr-2018
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olhares e vozes da Escola.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.