Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Colling, Leandro | - |
dc.contributor.author | Araújo, Denise Bastos de | - |
dc.creator | Araújo, Denise Bastos de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T17:31:45Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T17:31:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-25 | - |
dc.date.submitted | 2016-04-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25813 | - |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta uma série de propostas para o desenvolvimento de políticas públicas para o respeito à diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar. Para fazer isso, a investigação contou com uma ampla revisão bibliográfica e com uma pesquisa em quatro comunidades escolares localizadas na Bahia. Considerando que a escola é um lugar de fabricação de preconceito e de discriminação, conforme apontam algumas pesquisas realizadas em âmbito nacional, a atividade, desenvolvida em momento único em cada uma das escolas, iniciou com a exibição dos vídeos Sonho impossível; Reacciona Ecuador, el machismo es violencia; Amanda e Monick; um comercial irlandês e Torpedo, que permitiram um olhar sobre as heterossexualidades, transexualidades, homossexualidades masculina e feminina. Após as exibições, 72 pessoas que participaram dos encontros preencheram questionários. O grupo era composto de docentes, estudantes, pessoal de apoio ao estudante e gestão, com o intuito de colher impressões a respeito das relações de gênero e das sexualidades. As análises dos questionários foram realizadas com o propósito de problematizar o sistema heteronormativo, em uma tentativa de fazer fluir suas tensões e permanências, limites e possibilidades das múltiplas sexualidades, no sentido de rever machismos e sexismos que promovem as transfobias, bifobias, lesbofobias e homofobias. Ao final da atividade, foi aplicado um último questionário, com a intenção de avaliar o evento. Os resultados compilados foram analisados sob a luz do aporte teórico e metodológico de teorias feministas, em especial dos estudos queer. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Sexual e de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Estudos qüeer | pt_BR |
dc.subject | Feminismos | pt_BR |
dc.title | OLHARES E VOZES DA ESCOLA: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carvalho, Maria da Conceição Carvalho | - |
dc.contributor.referees | Vieira, Cláudia Andrade | - |
dc.contributor.referees | Thürler, Djalma | - |
dc.contributor.referees | Couto, Edvaldo | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (POSCULTURA)
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