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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorColling, Leandro-
dc.contributor.authorAraújo, Denise Bastos de-
dc.creatorAraújo, Denise Bastos de-
dc.date.accessioned2018-04-25T17:31:45Z-
dc.date.available2018-04-25T17:31:45Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.date.submitted2016-04-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25813-
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma série de propostas para o desenvolvimento de políticas públicas para o respeito à diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar. Para fazer isso, a investigação contou com uma ampla revisão bibliográfica e com uma pesquisa em quatro comunidades escolares localizadas na Bahia. Considerando que a escola é um lugar de fabricação de preconceito e de discriminação, conforme apontam algumas pesquisas realizadas em âmbito nacional, a atividade, desenvolvida em momento único em cada uma das escolas, iniciou com a exibição dos vídeos Sonho impossível; Reacciona Ecuador, el machismo es violencia; Amanda e Monick; um comercial irlandês e Torpedo, que permitiram um olhar sobre as heterossexualidades, transexualidades, homossexualidades masculina e feminina. Após as exibições, 72 pessoas que participaram dos encontros preencheram questionários. O grupo era composto de docentes, estudantes, pessoal de apoio ao estudante e gestão, com o intuito de colher impressões a respeito das relações de gênero e das sexualidades. As análises dos questionários foram realizadas com o propósito de problematizar o sistema heteronormativo, em uma tentativa de fazer fluir suas tensões e permanências, limites e possibilidades das múltiplas sexualidades, no sentido de rever machismos e sexismos que promovem as transfobias, bifobias, lesbofobias e homofobias. Ao final da atividade, foi aplicado um último questionário, com a intenção de avaliar o evento. Os resultados compilados foram analisados sob a luz do aporte teórico e metodológico de teorias feministas, em especial dos estudos queer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade Sexual e de Gêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEstudos qüeerpt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.titleOLHARES E VOZES DA ESCOLA: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNEROpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria da Conceição Carvalho-
dc.contributor.refereesVieira, Cláudia Andrade-
dc.contributor.refereesThürler, Djalma-
dc.contributor.refereesCouto, Edvaldo-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
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