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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25680
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Matos, Lúcia Helena Alfredi de | - |
dc.contributor.author | Silva, Roselia Lobato | - |
dc.creator | Silva, Roselia Lobato | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T18:37:33Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T18:37:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2017-08-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25680 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa discute a inserção da Dança como componente curricular obrigatório nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, São Luís, Campus Monte Castelo. Para tanto, foram selecionados três cursos técnicos - Edificações, Eletrônica e Química - a fim de analisar as percepções dos estudantes acerca da Dança no processo artístico-educativo dessa instituição de ensino. No aporte teórico, são apresentados recortes historiográficos sobre a trajetória da educação profissional no Brasil associada ao processo de implantação das Instituições Federais de Educação; sobre o conceito de politecnia; discussões sobre o ensino das artes e da dança na educação brasileira, aspectos históricos e legais, bem como abordagens que permeiam o objeto de estudo com base em autores como Santos (2010), Najmanovich (2001), entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa foi efetivada como estudo de caso (YIN, 2015), utilizando questionários com questões fechadas, abertas, de múltiplas alternativas e outras que incluem a escala de valores de Likert (1932) para o levantamento de dados sobre as percepções dos estudantes. Além disso, foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica e entrevistas com estudantes do IFMA referentes à inclusão do ensino das artes, com ênfase na dança. Os resultados obtidos, pelo viés dos discentes do IFMA, revelam a contribuição da dança como disciplina curricular obrigatória nos processos de ensino-aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio, na modalidade integrada, especialmente quando esta se desenvolve com a perspectiva da politecnia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | IFMA | pt_BR |
dc.title | A DANÇA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Luciana Gomes | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós - Gradução em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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