Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25680
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A DANÇA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
Autor : Silva, Roselia Lobato
metadata.dc.creator: Silva, Roselia Lobato
Resumen : Esta pesquisa discute a inserção da Dança como componente curricular obrigatório nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, São Luís, Campus Monte Castelo. Para tanto, foram selecionados três cursos técnicos - Edificações, Eletrônica e Química - a fim de analisar as percepções dos estudantes acerca da Dança no processo artístico-educativo dessa instituição de ensino. No aporte teórico, são apresentados recortes historiográficos sobre a trajetória da educação profissional no Brasil associada ao processo de implantação das Instituições Federais de Educação; sobre o conceito de politecnia; discussões sobre o ensino das artes e da dança na educação brasileira, aspectos históricos e legais, bem como abordagens que permeiam o objeto de estudo com base em autores como Santos (2010), Najmanovich (2001), entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa foi efetivada como estudo de caso (YIN, 2015), utilizando questionários com questões fechadas, abertas, de múltiplas alternativas e outras que incluem a escala de valores de Likert (1932) para o levantamento de dados sobre as percepções dos estudantes. Além disso, foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica e entrevistas com estudantes do IFMA referentes à inclusão do ensino das artes, com ênfase na dança. Os resultados obtidos, pelo viés dos discentes do IFMA, revelam a contribuição da dança como disciplina curricular obrigatória nos processos de ensino-aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio, na modalidade integrada, especialmente quando esta se desenvolve com a perspectiva da politecnia.
Palabras clave : Dança
Ensino médio integrado
Educação Profissional e Tecnológica
IFMA
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Gradução em Dança
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25680
Fecha de publicación : 3-abr-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGDANCA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.