Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25588
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa
Autor : Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Gondim, Sônia Maria Guedes
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
metadata.dc.creator: Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Gondim, Sônia Maria Guedes
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Resumen : Analisar os processos de aprendizagem em contextos organizacionais tem-se constituído um caminho importante para a compreensão da dinâmica das organizações. No presente trabalho, discutem-se duas grandes vertentes de estudo e pesquisa nesse domínio: a vertente da aprendizagem organizacional, representada sobretudo pelos pesquisadores acadêmicos, e a vertente das organizações que aprendem, desenvolvida especialmente por consultores e pesquisadores orientados para a transformação organizacional. Cada abordagem é caracterizada separadamente, destacando-se a sua orientação geral, suas questões básicas e as principais tensões teóricas. Por fim, concentra-se em explorar como as duas abordagens se traduzem em estratégias de pesquisa diferenciadas, oferecendo bases para uma avaliação dos limites, lacunas e potencialidades de cada uma.
Palabras clave : Aprendizagem organizacional
Organizações que aprendem
Organizações
Editorial : USP
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25588
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.