Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25588
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa
Authors: Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Gondim, Sônia Maria Guedes
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
metadata.dc.creator: Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Gondim, Sônia Maria Guedes
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Abstract: Analisar os processos de aprendizagem em contextos organizacionais tem-se constituído um caminho importante para a compreensão da dinâmica das organizações. No presente trabalho, discutem-se duas grandes vertentes de estudo e pesquisa nesse domínio: a vertente da aprendizagem organizacional, representada sobretudo pelos pesquisadores acadêmicos, e a vertente das organizações que aprendem, desenvolvida especialmente por consultores e pesquisadores orientados para a transformação organizacional. Cada abordagem é caracterizada separadamente, destacando-se a sua orientação geral, suas questões básicas e as principais tensões teóricas. Por fim, concentra-se em explorar como as duas abordagens se traduzem em estratégias de pesquisa diferenciadas, oferecendo bases para uma avaliação dos limites, lacunas e potencialidades de cada uma.
Keywords: Aprendizagem organizacional
Organizações que aprendem
Organizações
Publisher: USP
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25588
Issue Date: 2004
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.