Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25588
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa |
Authors: | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt Gondim, Sônia Maria Guedes Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz |
metadata.dc.creator: | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt Gondim, Sônia Maria Guedes Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz |
Abstract: | Analisar os processos de aprendizagem em contextos organizacionais tem-se constituído um caminho importante para a compreensão da dinâmica das organizações. No presente trabalho, discutem-se duas grandes vertentes de estudo e pesquisa nesse domínio: a vertente da aprendizagem organizacional, representada sobretudo pelos pesquisadores acadêmicos, e a vertente das organizações que aprendem, desenvolvida especialmente por consultores e pesquisadores orientados para a transformação organizacional. Cada abordagem é caracterizada separadamente, destacando-se a sua orientação geral, suas questões básicas e as principais tensões teóricas. Por fim, concentra-se em explorar como as duas abordagens se traduzem em estratégias de pesquisa diferenciadas, oferecendo bases para uma avaliação dos limites, lacunas e potencialidades de cada uma. |
Keywords: | Aprendizagem organizacional Organizações que aprendem Organizações |
Publisher: | USP |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25588 |
Issue Date: | 2004 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.