Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.contributor.authorRocha, Taís Milena Abreu-
dc.creatorRocha, Taís Milena Abreu-
dc.date.accessioned2018-03-21T18:29:34Z-
dc.date.available2018-03-21T18:29:34Z-
dc.date.issued2018-03-21-
dc.date.submitted2018-02-22-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25574-
dc.description.abstractTendo em vista a necessidade e relevância de sistematizar a produção de conhecimento sobre um determinado tema e, por consequência, estabelecer uma memória acerca de tais produções, esta pesquisa trata-se de um estado do conhecimento sobre práticas parentais na perspectiva da Análise do Comportamento. O objetivo foi analisar teses e dissertações que discutem o tema práticas parentais na perspectiva da Análise do Comportamento, no período de 2001 a 2015, e os descritores utilizados na busca foram “práticas parentais” e “análise do comportamento”. Práticas parentais são estratégias de socialização utilizadas pelos pais em relação ao comportamento de seus filhos. Tais práticas podem ser positivas e favorecer o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, melhorar o desempenho acadêmico e promover habilidades sociais, ou podem ser negativas e promover problemas de comportamento e até comportamento antissocial. Entre os principais resultados, o estilo autoritativo apareceu como o estilo parental mais adequado, bem como práticas parentais como monitoria positiva e comportamento moral como as mais desejáveis ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Pesquisas também investigaram os resultados de treinos parentais sobre o comportamento dos filhos, que se mostraram ferramentas eficazes de mudança, tanto de comportamentos problemas quanto da qualidade da relação parental. A região sudeste foi a que mais produziu no período analisado (45,83% das produções), evidenciando a hegemonia da região na produção de conhecimento apontada pela literatura. Além disso, 41,93% das produções apresentaram fundamentação teórica da Análise do Comportamento de forma explícita, evidenciando contribuição significativa de tal aporte teórico para a compreensão do tema. Lacunas foram encontradas na produção de conhecimento presente nesta amostra, como a escassez de estudos longitudinais que abordem adolescentes e jovens adultos, bem como estudos que abordem a relação entre práticas parentais, educação e desempenho acadêmico. Concluiu-se que há potencialidade nas pesquisas neste tema para subsidiar práticas preventivas baseadas em orientação e treino de pais, práticas estas norteadas pela Análise do Comportamento, que se mostrou útil e capaz de contribuir para a problemática. Espera-se colaborar com os pesquisadores e profissionais da área.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT In view of the need and relevance of systematizing the production of knowledge on a given topic and, consequently, to establish a memory about such productions, this research is a state of knowledge about parental practices from the perspective of Behavior Analysis. The objective was to analyze theses and dissertations that discuss the topic parental practices from the perspective of Behavior Analysis, from 2001 to 2015, and the descriptors used in the search were "parental practices" and "behavioral analysis". Parental practices are socialization strategies used by parents in relation to their children's behavior. Such practices can be positive and favor the socio-emotional development of children and adolescents, improve academic performance and promote social skills, or may be negative and promote behavioral problems and even antisocial behavior. Among the main results, the authoritative style appeared as the most appropriate parental style, as well as parental practices such as positive monitoring and moral behavior as the most desirable to the development of children and adolescents. Researches have also investigated the results of parental training on children's behavior, which have proved to be effective tools for change in both problem behavior and the quality of the parental relationship. The southeastern region was the one that produced the most during the analyzed period (45.83% of the productions), evidencing the hegemony of the region in the production of knowledge pointed out in the literature. In addition, 41,93% of the productions presented the theoretical basis of the Analysis of Behavior explicitly, evidencing a significant contribution of such a theoretical contribution to the understanding of the theme. Gaps were found in the production of knowledge present in this sample, such as the shortage of longitudinal studies that address adolescents and young adults, as well as studies that address the relationship between parental practices, education and academic performance. It was concluded that there is potential in the research on this subject to subsidize preventive practices based on guidance and training of parents, practices guided by Behavior Analysis, which proved useful and capable of contributing to the problem. It is hoped to collaborate with the researchers and professionals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParentalidade-Teses-Pesquisapt_BR
dc.subjectAnálise Comportamental-Teses-Pesquisapt_BR
dc.subjectBehaviorismo (Psicologia)pt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectParenting - Theses - Searchpt_BR
dc.subjectBehavioral Analysis - Theses - Searchpt_BR
dc.subjectBehaviorism (Psychology)pt_BR
dc.subjectState of knowledgept_BR
dc.titlePráticas parentais e análise do comportamento: o estado do conhecimento de teses e dissertações de 2001 a 2015pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLopes, Adriana Lourenço-
dc.contributor.refereesUlian, Ana Lúcia Alcântara de Oliveira-
dc.contributor.refereesConceição, Djenane Brasil da-
dc.contributor.refereesSouza, Fabrício de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Taís Abreu_2018.pdf802,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.