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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25563
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com foco em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho |
Otros títulos : | Organizações & Sociedade |
Autor : | Lima, Bruno Chaves Correia Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Leopoldino, Cláudio Bezerra |
metadata.dc.creator: | Lima, Bruno Chaves Correia Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Leopoldino, Cláudio Bezerra |
Resumen : | Neste artigo, objetivou-se analisar escalas utilizadas para investigar a aprendizagem organizacional (AO), tomando-se como referência as clivagens existentes no campo (relações entre aprendizagem individual (AI) e AO, AO e organizações de aprendizagem (OA), níveis de AO e suas relações, quem aprende ou o fenômeno da conversão de AI em AO). As 24 escalas selecionadas foram classificadas em: (1) foco em processos e resultados da aprendizagem; (2) foco em fatores que facilitam a aprendizagem; (3) foco em AO e desempenho. Todas as escalas revisadas não estimulam a associação das evocações dos entrevistados com experiências concretas de aprendizagem. Tratam sempre de aprendizagens genéricas/abstratas, sugerindo que os respondentes aprendem de forma contínua e, consequentemente, inexistem fronteiras entre situações de trabalho e de aprendizagem. Verifica-se, ainda, tendência ao desenvolvimento de escalas parcimoniosas e multiníveis, embora poucas considerem o nível interorganizacional. Também, que a problemática de conversão de AI em AO ainda é negligenciada, mesmo naquelas escalas que focam processos; a aprendizagem de indivíduos nas organizações confunde-se com AO, sobretudo nas escalas de enablers e de AO e desempenho, mas não só nessas; os construtos de AI e de AO são medidos exclusivamente por autopercepção dos respondentes; confusão entre os conceitos de AO e de OA; e o predomínio de variáveis não financeiras para medir o construto “desempenho” como variável dependente da AO. |
Palabras clave : | Aprendizagem organizacional Aprendizagem individual Aprendizagem de grupos Desempenho Escalas |
Editorial : | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25563 |
Fecha de publicación : | 2017 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
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