Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Lima, Bruno Chaves Correia | - |
dc.contributor.author | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz | - |
dc.contributor.author | Leopoldino, Cláudio Bezerra | - |
dc.creator | Lima, Bruno Chaves Correia | - |
dc.creator | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz | - |
dc.creator | Leopoldino, Cláudio Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T16:45:35Z | - |
dc.date.available | 2018-03-21T16:45:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1984-9230 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25563 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo, objetivou-se analisar escalas utilizadas para investigar a aprendizagem organizacional (AO), tomando-se como referência as clivagens existentes no campo (relações entre aprendizagem individual (AI) e AO, AO e organizações de aprendizagem (OA), níveis de AO e suas relações, quem aprende ou o fenômeno da conversão de AI em AO). As 24 escalas selecionadas foram classificadas em: (1) foco em processos e resultados da aprendizagem; (2) foco em fatores que facilitam a aprendizagem; (3) foco em AO e desempenho. Todas as escalas revisadas não estimulam a associação das evocações dos entrevistados com experiências concretas de aprendizagem. Tratam sempre de aprendizagens genéricas/abstratas, sugerindo que os respondentes aprendem de forma contínua e, consequentemente, inexistem fronteiras entre situações de trabalho e de aprendizagem. Verifica-se, ainda, tendência ao desenvolvimento de escalas parcimoniosas e multiníveis, embora poucas considerem o nível interorganizacional. Também, que a problemática de conversão de AI em AO ainda é negligenciada, mesmo naquelas escalas que focam processos; a aprendizagem de indivíduos nas organizações confunde-se com AO, sobretudo nas escalas de enablers e de AO e desempenho, mas não só nessas; os construtos de AI e de AO são medidos exclusivamente por autopercepção dos respondentes; confusão entre os conceitos de AO e de OA; e o predomínio de variáveis não financeiras para medir o construto “desempenho” como variável dependente da AO. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/1984-9240828 | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem individual | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de grupos | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Escalas | pt_BR |
dc.title | Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com foco em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho | pt_BR |
dc.title.alternative | Organizações & Sociedade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 24, n. 82, p. 509-536 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA)
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