Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25562
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação
Otros títulos : Revista de Administração Contemporânea
Autor : Lima, Bruno Chaves Correia
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Pereira, Cícero Roberto
Gondim, Sônia Maria Guedes
metadata.dc.creator: Lima, Bruno Chaves Correia
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Pereira, Cícero Roberto
Gondim, Sônia Maria Guedes
Resumen : Desenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho.
Palabras clave : Suporte à aprendizagem
Suporte à aquisição
Suporte à transferência
Aprendizagem individual
Escala
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : ANPAD
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25562
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.