Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25562
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação |
Otros títulos : | Revista de Administração Contemporânea |
Autor : | Lima, Bruno Chaves Correia Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Pereira, Cícero Roberto Gondim, Sônia Maria Guedes |
metadata.dc.creator: | Lima, Bruno Chaves Correia Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Pereira, Cícero Roberto Gondim, Sônia Maria Guedes |
Resumen : | Desenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho. |
Palabras clave : | Suporte à aprendizagem Suporte à aquisição Suporte à transferência Aprendizagem individual Escala |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | ANPAD |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25562 |
Fecha de publicación : | 2017 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem Desenvolvimento e Evidências de Validação.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.