Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Bruno Chaves Correia-
dc.contributor.authorSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.contributor.authorPereira, Cícero Roberto-
dc.contributor.authorGondim, Sônia Maria Guedes-
dc.creatorLima, Bruno Chaves Correia-
dc.creatorSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.creatorPereira, Cícero Roberto-
dc.creatorGondim, Sônia Maria Guedes-
dc.date.accessioned2018-03-21T16:31:41Z-
dc.date.available2018-03-21T16:31:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1982-7849-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25562-
dc.description.abstractDesenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPADpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160316pt_BR
dc.subjectSuporte à aprendizagempt_BR
dc.subjectSuporte à aquisiçãopt_BR
dc.subjectSuporte à transferênciapt_BR
dc.subjectAprendizagem individualpt_BR
dc.subjectEscalapt_BR
dc.titleInventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validaçãopt_BR
dc.title.alternativeRevista de Administração Contemporâneapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 21, n. 5, p. 710-729pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem Desenvolvimento e Evidências de Validação.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.