Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25521
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Concepções, práticas e desafios na formação do professor: examinando o caso do ensino superior de administração no Brasil
Autor : Souza-Silva, Jader C. de
Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.creator: Souza-Silva, Jader C. de
Davel, Eduardo Paes Barreto
Resumen : O principal propósito deste artigo é investigar o processo de formação do professor em Administração no Brasil e, mais particularmente, as concepções, as práticas e os desafios que envolvem tal formação. A pesquisa, de natureza qualitativa, sustenta-se na análise de discurso oriundo de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto aos representantes de entidades responsáveis pelo fomento e regulação do ensino superior de Administração no Brasil. Os resultados da pesquisa indicam significativa carência de políticas de formação do professor no ensino de Administração no Brasil, tanto por parte do governo quanto por parte das organizações de ensino superior em Administração. No entanto, também verificamos algumas iniciativas fecundas relacionadas à formação do professor em Administração que decorrem de parcerias interinstitucionais. Concepções e práticas da formação do professor convergem ao favorecer uma visão tradicional da aprendizagem como transferência hierárquica do conhecimento explícito. Convergem, também, ao ignorar a dimensão sócio-prática da aprendizagem em ações e programas formalmente institucionalizados.
Palabras clave : Processo de formação do professor
Concepções
Práticas
Desafios
Ensino superior de Administração
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25521
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.