Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza-Silva, Jader C. de-
dc.contributor.authorDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.creatorSouza-Silva, Jader C. de-
dc.creatorDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.date.accessioned2018-03-09T18:01:06Z-
dc.date.available2018-03-09T18:01:06Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.issn1984-9230-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25521-
dc.description.abstractO principal propósito deste artigo é investigar o processo de formação do professor em Administração no Brasil e, mais particularmente, as concepções, as práticas e os desafios que envolvem tal formação. A pesquisa, de natureza qualitativa, sustenta-se na análise de discurso oriundo de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto aos representantes de entidades responsáveis pelo fomento e regulação do ensino superior de Administração no Brasil. Os resultados da pesquisa indicam significativa carência de políticas de formação do professor no ensino de Administração no Brasil, tanto por parte do governo quanto por parte das organizações de ensino superior em Administração. No entanto, também verificamos algumas iniciativas fecundas relacionadas à formação do professor em Administração que decorrem de parcerias interinstitucionais. Concepções e práticas da formação do professor convergem ao favorecer uma visão tradicional da aprendizagem como transferência hierárquica do conhecimento explícito. Convergem, também, ao ignorar a dimensão sócio-prática da aprendizagem em ações e programas formalmente institucionalizados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302005000400007pt_BR
dc.subjectProcesso de formação do professorpt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectEnsino superior de Administraçãopt_BR
dc.titleConcepções, práticas e desafios na formação do professor: examinando o caso do ensino superior de administração no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 12, n. 35, p.113-134pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.