Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25499
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática
Autor : Souza-Silva, Jader C. de
Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.creator: Souza-Silva, Jader C. de
Davel, Eduardo Paes Barreto
Resumen : A reflexividade que ocorre durante os processos de aprendizagem em comunidades de prática constitui o foco deste artigo. Seu objetivo é descrever o papel que a reflexividade desempenha em ambientes marcados por interações sociais e pelo intercâmbio de experiências conectadas a uma prática. No plano teórico, adota-se a abordagem socioprática da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo de quatro casos de organizações de ensino superior com base em entrevistas semi-estruturadas e observações sistemáticas. Os resultados permitem desenvolver o conceito de colaboração reflexiva, discutindo sua importância na promoção de idéias inovadoras sobre uma prática, intensificando, conseqüentemente, a aprendizagem e a geração de novos conhecimentos.
Palabras clave : Reflexividade
Processos de aprendizagem
Comunidades de prática
Abordagem socioprática
Aprendizagem organizacional
Colaboração reflexiva
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : FGV
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25499
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.