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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A institucionalização do ensino à distância no Brasil: o caso da graduação em administração na UFRN
Autor : Novais, Sueli Menelau de
Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
metadata.dc.creator: Novais, Sueli Menelau de
Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Resumen : O Ensino a Distancia (EaD) tem no projeto do Curso Piloto de Administração uma importante iniciativa para sua difusão no país. Esse projeto se configura em um consórcio de 25 Instituições de Ensino Superior (IES), apoiado pelo MEC, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pelo Banco do Brasil (BB). Este trabalho procura compreender o processo de institucionalização deste na UFRN, identificando as principais ações isomórficas com vistas à sua legitimação. Adotouse a pesquisa qualitativa, ainda que tenham sido adicionadas técnicas estatísticas como survey, Anova de N fatores e o teste de Tuckey. A pesquisa apontou que as IES que atuam com EaD ainda não constituem um campo organizacional e a criação, bem como o estabelecimento do Curso no contexto da UFRN foram advindos de pressões isomórficas externas, porém apenas as variáveis internas influenciam positivamente à institucionalização do Curso.
Palabras clave : Institucionalização
Ensino a distância
Curso de administração
Editorial : Universidade Federal de Santa Catarina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25441
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



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