Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25434
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Mobile Learning: o caso de uma universidade privada de uma capital do Nordeste
Otros títulos : Revista Gestão e Planejamento
Autor : Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
Mendonça, Cláudio Márcio de Campos
Souza, Tereza
Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Souza Neto, Manoel Veras de
metadata.dc.creator: Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
Mendonça, Cláudio Márcio de Campos
Souza, Tereza
Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Souza Neto, Manoel Veras de
Resumen : O avanço e popularização da tecnologia vem influenciando fortemente as práticas educativas. Uma tendências é a mobile learning, educação à distância através de dispositivos móveis, como telefones celulares com acesso à internet (smartphones), tablets, netbooks, dentre outros. O artigo teve como objetivo analisar a experiência em m-learning em uma Universidade privada do nordeste, que forneceu dispositivos móveis de acesso a internet (iPods Touch) para os alunos ingressantes do curso de Administração em 2009. Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa onde foi utilizado o método de pesquisa survey descritiva através de questionários respondidos por 190 alunos devidamente matriculados no sexto período, e que receberam o dispositivo no primeiro período. Os resultados mostraram que boa parte dos alunos continua utilizando o iPod Touch recebido e o utilizam para acessar conteúdos acadêmicos, sobretudo da plataforma acadêmica da Universidade. Os dados mostram que os alunos avaliaram positivamente a iniciativa de mobile learning e afirmaram que passaram a acessar com maior frequência o material acadêmico após terem recebido o dispositivo, mas que isso não é um elemento decisivo ao se avaliar o ensino da IES. Por fim, identificou-se que boa parte dos professores não incentivou os alunos a utilizarem o dispositivo, o que é um fator a ser considerado por outras IES ao investirem na mobile learning.
Palabras clave : Educação a distância
Mobile learning
Tecnologia da informação
Editorial : UNIFACS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25434
Fecha de publicación : 2012
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.