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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Avaliação de marcas as visões mercadológicas e financeira
Otros títulos : Revista Gestão e Planejamento
Autor : Paixão, Roberto Brazileiro
Ladeira, Rodrigo
Bruni, Adriano Leal
metadata.dc.creator: Paixão, Roberto Brazileiro
Ladeira, Rodrigo
Bruni, Adriano Leal
Resumen : O estudo do valor de uma marca vem sendo alvo de debates no âmbito financeiro/contábil e mercadológico. A avaliação de marcas pode ser visualizada a partir de uma perspectiva mercadológica, na qual se busca verificar o processo pelo qual o valor da marca é criado, ou a partir de uma perspectiva financeira, cujo objetivo é mensurar o valor da marca em termos monetários. Nas avaliações mercadológicas são destacados os modelos de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998). No caso de avaliações econômico-financeiras cinco macro abordagens são destacadas: abordagens baseadas nos custos, abordagem baseada no mercado, abordagem baseada no mercado financeiro, abordagens baseadas na renda e abordagens híbridas. O artigo tem o objetivo de dar uma visão geral de ambas as perspectivas, ressaltando que nenhum modelo ou abordagem está consolidado ou é aplicável a todas as situações.
Palabras clave : Marca
Valor da marca
Avaliação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIFACS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25432
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

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