Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25386
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Processo Composicional de Microcanções CDG na Escola Básica: Do ter aprendido ao querer ensinar
Autor : Duarte, Katia
metadata.dc.creator: Duarte, Katia
Resumen : O objetivo desta investigação foi formular ideias musicopedagógicas subsidiárias à eventual ampliação do método compositivo de Microcanções CDG, originalmente desenvolvido para o contexto de formação de professores, a fim de que ele se torne aplicável também na sala de aula da Escola Básica. Tais ideias passam pela capacidade docente de transferir suas próprias experiências de aprendiz. A metodologia incluiu Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Pesquisa-Ação com observação direta intensiva, conforme os objetivos específicos a serem alcançados em cada um de seus três capítulos. No primeiro, resgatou-se a literatura referente a processos compositivos de canções escolares, no Brasil, com ênfase no ensino das Microcanções CDG aplicado no PROLICENMUS; no segundo, formulou-se uma proposta de transposição da linguagem destinada aos adultos sobre o processo MC_CDG para uma linguagem infantil destinada à Escola Básica do Ensino Fundamental I; e, no terceiro, extraiu-se, da experiência, aspectos pertinentes ao aprimoramento do desempenho profissional do professor da Escola Básica, na criação de Microcanções CDG em sua sala de aula. A pesquisa indagava pelos saberes necessários ao professor de Música, para que ele fosse capaz de se transformar, de alguém que esteve imerso no processo de composição da MC_CDG no PROLICENMUS como aluno, num formador dessa mesma proposta metodológica. A partir do levantamento e da análise dos dados obtidos durante essa experiência de compor com crianças, concluiu-se que tais saberes pertencem a três naturezas distintas e complementares: musical, tecnológica e pedagógica.
Palabras clave : Música - instrução e ensino
Música (Composição)
Formação de Professores de Música
metadata.dc.subject.cnpq: Arte - Música
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25386
Fecha de publicación : 28-feb-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_Katia_Duarte_28_agosto_2017_impressão_capa_dura.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.