Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25386
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nunes, Helena de Souza | - |
dc.contributor.author | Duarte, Katia | - |
dc.creator | Duarte, Katia | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T12:53:32Z | - |
dc.date.available | 2018-02-28T12:53:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.date.submitted | 2017-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD780.7 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25386 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta investigação foi formular ideias musicopedagógicas subsidiárias à eventual ampliação do método compositivo de Microcanções CDG, originalmente desenvolvido para o contexto de formação de professores, a fim de que ele se torne aplicável também na sala de aula da Escola Básica. Tais ideias passam pela capacidade docente de transferir suas próprias experiências de aprendiz. A metodologia incluiu Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Pesquisa-Ação com observação direta intensiva, conforme os objetivos específicos a serem alcançados em cada um de seus três capítulos. No primeiro, resgatou-se a literatura referente a processos compositivos de canções escolares, no Brasil, com ênfase no ensino das Microcanções CDG aplicado no PROLICENMUS; no segundo, formulou-se uma proposta de transposição da linguagem destinada aos adultos sobre o processo MC_CDG para uma linguagem infantil destinada à Escola Básica do Ensino Fundamental I; e, no terceiro, extraiu-se, da experiência, aspectos pertinentes ao aprimoramento do desempenho profissional do professor da Escola Básica, na criação de Microcanções CDG em sua sala de aula. A pesquisa indagava pelos saberes necessários ao professor de Música, para que ele fosse capaz de se transformar, de alguém que esteve imerso no processo de composição da MC_CDG no PROLICENMUS como aluno, num formador dessa mesma proposta metodológica. A partir do levantamento e da análise dos dados obtidos durante essa experiência de compor com crianças, concluiu-se que tais saberes pertencem a três naturezas distintas e complementares: musical, tecnológica e pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música - instrução e ensino | pt_BR |
dc.subject | Música (Composição) | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores de Música | pt_BR |
dc.title | Processo Composicional de Microcanções CDG na Escola Básica: Do ter aprendido ao querer ensinar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Hartmann, Ernesto | - |
dc.contributor.referees | Konopleva, Ekatarina | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arte - Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Katia_Duarte_28_agosto_2017_impressão_capa_dura.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.