Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Helena de Souza-
dc.contributor.authorDuarte, Katia-
dc.creatorDuarte, Katia-
dc.date.accessioned2018-02-28T12:53:32Z-
dc.date.available2018-02-28T12:53:32Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2017-08-28-
dc.identifier.otherCDD780.7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25386-
dc.description.abstractO objetivo desta investigação foi formular ideias musicopedagógicas subsidiárias à eventual ampliação do método compositivo de Microcanções CDG, originalmente desenvolvido para o contexto de formação de professores, a fim de que ele se torne aplicável também na sala de aula da Escola Básica. Tais ideias passam pela capacidade docente de transferir suas próprias experiências de aprendiz. A metodologia incluiu Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Pesquisa-Ação com observação direta intensiva, conforme os objetivos específicos a serem alcançados em cada um de seus três capítulos. No primeiro, resgatou-se a literatura referente a processos compositivos de canções escolares, no Brasil, com ênfase no ensino das Microcanções CDG aplicado no PROLICENMUS; no segundo, formulou-se uma proposta de transposição da linguagem destinada aos adultos sobre o processo MC_CDG para uma linguagem infantil destinada à Escola Básica do Ensino Fundamental I; e, no terceiro, extraiu-se, da experiência, aspectos pertinentes ao aprimoramento do desempenho profissional do professor da Escola Básica, na criação de Microcanções CDG em sua sala de aula. A pesquisa indagava pelos saberes necessários ao professor de Música, para que ele fosse capaz de se transformar, de alguém que esteve imerso no processo de composição da MC_CDG no PROLICENMUS como aluno, num formador dessa mesma proposta metodológica. A partir do levantamento e da análise dos dados obtidos durante essa experiência de compor com crianças, concluiu-se que tais saberes pertencem a três naturezas distintas e complementares: musical, tecnológica e pedagógica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica - instrução e ensinopt_BR
dc.subjectMúsica (Composição)pt_BR
dc.subjectFormação de Professores de Músicapt_BR
dc.titleProcesso Composicional de Microcanções CDG na Escola Básica: Do ter aprendido ao querer ensinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesHartmann, Ernesto-
dc.contributor.refereesKonopleva, Ekatarina-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArte - Músicapt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_Katia_Duarte_28_agosto_2017_impressão_capa_dura.pdf2,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.