Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25326
Tipo: Dissertação
Título: Educação para a morte: reflexão na - e sobre a - prática profissional em cuidados paliativos e contribuições para o BI
Autor(es): Fiorindo, Patricia Peixinho
Autor(es): Fiorindo, Patricia Peixinho
Abstract: Este estudo objetiva identificar a relevância da educação para a morte na formação dos profissionais de saúde através de reflexões sobre a temática, como por exemplo, da investigação sobre a sua ausência na formação universitária e as repercussões relativas à violação dos direitos humanos que ocorrem no momento do fim de vida. A morte é um fenômeno biológico inevitável e a filosofia dos cuidados paliativos se faz imprescindível visando à qualidade do morrer. Estudos na referida área apontam para uma lacuna na formação do graduando, em que são desenvolvidas habilidades técnicas, mas não há o desenvolvimento de habilidades emocionais que colaboram para uma assistência qualificada aos pacientes em cuidados paliativos. O método escolhido foi a narrativa autobiográfica, que incorpora as noções de profissional reflexivo e de prática reflexiva. Os princípios epistemológicos e metodológicos da abordagem autobiográfica possibilitam a apreensão e discussão de questões sobre a vida e a profissão. O estudo identifica que a ausência de reflexões sobre o tema da morte na grade curricular dos cursos de saúde parece ser um fator que dificulta a assistência integral e digna aos referidos pacientes. A presente dissertação evidencia a necessidade de uma conjução entre o campo da formação e da prática profissional, identificando no BI um espaço ideal para a inserção da temática, considerando que as práticas em Cuidados Paliativos são da ordem da interdisciplinaridade e demandam uma formação que integre teoria e prática. Concluímos que se faz necessária a implantação da abordagem sobre a morte na formação universitária de modo a qualificar os profissionais nas habilidades técnicas objetivas e subjetivas, respondendo à proposta das diretrizes curriculares que preconiza postura ética e visão humanista.
This study aims to identify the relevance of education for death in the graduation of health professionals through reflections on the theme, as for example, the absence this theme in the university education, and the repercussions on the violation of human rights that occur at the end of life. Death is an inevitable biological phenomenon and the philosophy of palliative care becomes indispensable for the quality of death. Studies in this area show that there is a gap in graduation, because the health professionals development technical skills, but they don´t development emotional skills that collaborate for skilled care in palliative care patients. The chosen method was the autobiographical narrative, which incorporates the notions of reflective professional and reflective practice. The epistemological and methodological principles of the autobiographical approach allow for the apprehension and discussion of questions about life and the occupations. This masters dissertation evidencies the need for an association between the field of training and professional practice, to identify in BI an ideal space for insertion of the subject, considering that the practices in palliative care are of the order of interdisciplinarity and require training that integrates theory and practice. We conclude that it is necessary to implement the approach on death in university education in order to qualify professionals in objective and subjective technical skills, responding to the proposal of curricular guidelines that advocates ethical posture and humanistic vision.
Palavras-chave: Educação para a morte
Cuidados paliativos
Formação dos profissionais de saúde
Bacharelado interdisciplinar
Prática reflexiva
CNPq: Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25326
Data do documento: 16-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.