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dc.contributor.advisorDias, André Luís Mattedi-
dc.contributor.authorFiorindo, Patricia Peixinho-
dc.creatorFiorindo, Patricia Peixinho-
dc.date.accessioned2018-02-16T19:16:08Z-
dc.date.available2018-02-16T19:16:08Z-
dc.date.issued2018-02-16-
dc.date.submitted2017-10-23-
dc.identifier.issnDISSERTAÇÃO-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25326-
dc.description.abstractEste estudo objetiva identificar a relevância da educação para a morte na formação dos profissionais de saúde através de reflexões sobre a temática, como por exemplo, da investigação sobre a sua ausência na formação universitária e as repercussões relativas à violação dos direitos humanos que ocorrem no momento do fim de vida. A morte é um fenômeno biológico inevitável e a filosofia dos cuidados paliativos se faz imprescindível visando à qualidade do morrer. Estudos na referida área apontam para uma lacuna na formação do graduando, em que são desenvolvidas habilidades técnicas, mas não há o desenvolvimento de habilidades emocionais que colaboram para uma assistência qualificada aos pacientes em cuidados paliativos. O método escolhido foi a narrativa autobiográfica, que incorpora as noções de profissional reflexivo e de prática reflexiva. Os princípios epistemológicos e metodológicos da abordagem autobiográfica possibilitam a apreensão e discussão de questões sobre a vida e a profissão. O estudo identifica que a ausência de reflexões sobre o tema da morte na grade curricular dos cursos de saúde parece ser um fator que dificulta a assistência integral e digna aos referidos pacientes. A presente dissertação evidencia a necessidade de uma conjução entre o campo da formação e da prática profissional, identificando no BI um espaço ideal para a inserção da temática, considerando que as práticas em Cuidados Paliativos são da ordem da interdisciplinaridade e demandam uma formação que integre teoria e prática. Concluímos que se faz necessária a implantação da abordagem sobre a morte na formação universitária de modo a qualificar os profissionais nas habilidades técnicas objetivas e subjetivas, respondendo à proposta das diretrizes curriculares que preconiza postura ética e visão humanista.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the relevance of education for death in the graduation of health professionals through reflections on the theme, as for example, the absence this theme in the university education, and the repercussions on the violation of human rights that occur at the end of life. Death is an inevitable biological phenomenon and the philosophy of palliative care becomes indispensable for the quality of death. Studies in this area show that there is a gap in graduation, because the health professionals development technical skills, but they don´t development emotional skills that collaborate for skilled care in palliative care patients. The chosen method was the autobiographical narrative, which incorporates the notions of reflective professional and reflective practice. The epistemological and methodological principles of the autobiographical approach allow for the apprehension and discussion of questions about life and the occupations. This masters dissertation evidencies the need for an association between the field of training and professional practice, to identify in BI an ideal space for insertion of the subject, considering that the practices in palliative care are of the order of interdisciplinarity and require training that integrates theory and practice. We conclude that it is necessary to implement the approach on death in university education in order to qualify professionals in objective and subjective technical skills, responding to the proposal of curricular guidelines that advocates ethical posture and humanistic vision.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação para a mortept_BR
dc.subjectCuidados paliativospt_BR
dc.subjectFormação dos profissionais de saúdept_BR
dc.subjectBacharelado interdisciplinarpt_BR
dc.subjectPrática reflexivapt_BR
dc.titleEducação para a morte: reflexão na - e sobre a - prática profissional em cuidados paliativos e contribuições para o BIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlves, Rita De Cassia Dias Pereira-
dc.contributor.refereesNascimento, Claudio Orlando Costa Do-
dc.contributor.refereesBorges, Ana Patrícia Vargas-
dc.publisher.departamentInstituto De Humanidades, Artes E Ciênciaspt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares Sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúdept_BR
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