Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25312
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Heurísticas e ancoragens na formação dos preços em supermercados
Autor : Paixão, Roberto Brazileiro
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Bruni, Adriano Leal
metadata.dc.creator: Paixão, Roberto Brazileiro
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Bruni, Adriano Leal
Resumen : Este artigo buscou analisar o processo de formação de preços, enfatizando o fenômeno da ancoragem do dígito esquerdo, que supõe que em um processo simplificado de tomada de decisão consumidores poderiam registrar apenas o dígito esquerdo, anterior à virgula. Os centavos não seriam percebidos, e um preço como R$ 2,99 seria registrado mentalmente como apenas R$ 2,00. Duas pesquisas distintas foram feitas. A primeira analisou 4.144 preços em gôndolas e 52 preços em tabloides de três redes de supermercados de Salvador, Bahia, e constatou a prática significativa de preços com centavos mais altos, coerente com a ancoragem. A segunda pesquisa procurou encontrar as razões para o fenômeno, realizando experimento com 96 consumidores, cada um analisando dez preços de produtos diferentes, o que totalizou 952 observações. Os resultados da segunda pesquisa indicam que quando se veem diante de preços com centavos diferentes, os consumidores apresentam percepções aleatoriamente distribuídas entre o preço inteiro superior e o inferior. Embora a ancoragem no dígito esquerdo não tenha sido comprovada, a distribuição aleatória das respostas é coerente com a prática sistemática de preços com centavos mais elevados, já que a percepção do consumidor não seria afetada pelos centavos.
Palabras clave : Preços
Supermercados
Heurísticas
Ancoragem
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25312
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Heurísticas e Ancoragens na formação dos preços em supermercados.pdf388,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.