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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.contributor.authorCarvalho Júnior, César Valentim de Oliveira-
dc.contributor.authorBruni, Adriano Leal-
dc.creatorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.creatorCarvalho Júnior, César Valentim de Oliveira-
dc.creatorBruni, Adriano Leal-
dc.date.accessioned2018-02-06T19:21:21Z-
dc.date.available2018-02-06T19:21:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25312-
dc.description.abstractEste artigo buscou analisar o processo de formação de preços, enfatizando o fenômeno da ancoragem do dígito esquerdo, que supõe que em um processo simplificado de tomada de decisão consumidores poderiam registrar apenas o dígito esquerdo, anterior à virgula. Os centavos não seriam percebidos, e um preço como R$ 2,99 seria registrado mentalmente como apenas R$ 2,00. Duas pesquisas distintas foram feitas. A primeira analisou 4.144 preços em gôndolas e 52 preços em tabloides de três redes de supermercados de Salvador, Bahia, e constatou a prática significativa de preços com centavos mais altos, coerente com a ancoragem. A segunda pesquisa procurou encontrar as razões para o fenômeno, realizando experimento com 96 consumidores, cada um analisando dez preços de produtos diferentes, o que totalizou 952 observações. Os resultados da segunda pesquisa indicam que quando se veem diante de preços com centavos diferentes, os consumidores apresentam percepções aleatoriamente distribuídas entre o preço inteiro superior e o inferior. Embora a ancoragem no dígito esquerdo não tenha sido comprovada, a distribuição aleatória das respostas é coerente com a prática sistemática de preços com centavos mais elevados, já que a percepção do consumidor não seria afetada pelos centavos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36718/39439pt_BR
dc.subjectPreçospt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectHeurísticaspt_BR
dc.subjectAncoragempt_BR
dc.titleHeurísticas e ancoragens na formação dos preços em supermercadospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv. 17, n. 4, p. 437-450pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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