Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25308
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Competências para o exercício do magistério superior em Contabilidade: um olhar a partir da percepção de seus operadores |
Authors: | Lima, Bruno de Jesus Bruni, Adriano Leal |
metadata.dc.creator: | Lima, Bruno de Jesus Bruni, Adriano Leal |
Abstract: | Este estudo teve por objetivo verificar a percepção dos operadores da Contabilidade (profissionais, professores, alunos e usuários da Contabilidade) acerca das competências de um bom professor de Contabilidade. Para tanto, aplicou-se um questionário baseado nas quatro dimensões que a literatura prediz como necessárias ao exercício do magistério superior (competência em uma área específica, competência na área pedagógica competência na dimensão política e competência de formação técnico-científica ou acadêmica) e estruturado na escala de Likert. A amostra contou com 115 respostas válidas coletadas entre janeiro e fevereiro de 2013. De uma forma geral, observa-se que os respondentes dão importância para os aspectos da competência específica, acadêmica, pedagógica e política e social, respectivamente. Nesse sentido, observa-se que os operadores da Contabilidade, em geral, esperam que os professores de Contabilidade atuem no campo profissional da Contabilidade, concatenando-a com a vida acadêmica e complementando-a com aspectos pedagógicos, deixando de lado aspectos do atributo político e social como algo importante ao exercício do magistério superior. |
Keywords: | Competência Magistério Contabilidade Operadores |
Publisher: | Revista Brasileira de Contabilidade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25308 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Competências para o exercício do magistério superior em Contabilidade um olhar a partir da percepção de seus operadores.pdf | 8,61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.