Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25308
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Competências para o exercício do magistério superior em Contabilidade: um olhar a partir da percepção de seus operadores
Autor(es): Lima, Bruno de Jesus
Bruni, Adriano Leal
Autor(es): Lima, Bruno de Jesus
Bruni, Adriano Leal
Abstract: Este estudo teve por objetivo verificar a percepção dos operadores da Contabilidade (profissionais, professores, alunos e usuários da Contabilidade) acerca das competências de um bom professor de Contabilidade. Para tanto, aplicou-se um questionário baseado nas quatro dimensões que a literatura prediz como necessárias ao exercício do magistério superior (competência em uma área específica, competência na área pedagógica competência na dimensão política e competência de formação técnico-científica ou acadêmica) e estruturado na escala de Likert. A amostra contou com 115 respostas válidas coletadas entre janeiro e fevereiro de 2013. De uma forma geral, observa-se que os respondentes dão importância para os aspectos da competência específica, acadêmica, pedagógica e política e social, respectivamente. Nesse sentido, observa-se que os operadores da Contabilidade, em geral, esperam que os professores de Contabilidade atuem no campo profissional da Contabilidade, concatenando-a com a vida acadêmica e complementando-a com aspectos pedagógicos, deixando de lado aspectos do atributo político e social como algo importante ao exercício do magistério superior.
Palavras-chave: Competência
Magistério
Contabilidade
Operadores
Editora / Evento / Instituição: Revista Brasileira de Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25308
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.