Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.authorSantos, Walace Rocha dos-
dc.creatorSantos, Walace Rocha dos-
dc.date.accessioned2018-01-17T14:32:48Z-
dc.date.available2018-01-17T14:32:48Z-
dc.date.issued2018-01-17-
dc.date.submitted2016-04-13-
dc.identifier.otherCDD 340.07081-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25055-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe observar como se construiu, historicamente, a matriz do ensino jurídico nacional, tendo em vista a inobservância e tratamento para com a atuação do Movimento Negro, antes e a partir da constituição dos cursos de Direito no Brasil; perpassando pela “fundação” de uma racionalidade autóctone; como o modelo adotado tem se adequado ao nosso multifacetado quadro social, em especial à condição do elemento negro; bem como às possíveis e/ou necessárias alterações no currículo acadêmico, na busca da inauguração de uma perspectiva de fato isonômica, conforme preleciona a Constituição Federal. Para tanto, a metodologia basear-se-á na análise e interpretações históricas de revoltas, fatos e personagens populares, não referenciados pela oficialidade da História do Direito no Brasil, objetivando conclusão original.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes observe how, historically, built the array of national legal education, in view of the failure and treatment with the performance of the Black Movement, before and since the establishment of the law school in Brazil; traversing the "foundation" of an indigenous rationality; as the model adopted is appropriate to our multifaceted social framework, in particular the condition of the black element; well as possible and / or necessary changes to the academic curriculum, in search of the opening of a prospect indeed isonomic as mentioned the Federal Constitution. For this purpose, the methodology will be based upon the analysis and interpretations of historical upheavals, facts and popular characters, not referenced by the officers of the History of Law in Brazil, aiming original conclusion.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito - Estudo e Ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectDireito - História - Brasilpt_BR
dc.subjectEscolas de Direito - História - Brasilpt_BR
dc.subjectDireito - Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectMovimento Negro Unificado (Brasil)pt_BR
dc.titleA questão afro-curricular na História do Direito Brasileiropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMalomalo, Bas'Ilele-
dc.contributor.refereesLeyva, Pedro Acosta-
dc.contributor.refereesPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo-
dc.contributor.refereesAragão, José Wellington Marinho de-
dc.contributor.refereesOliveira, Eduardo David de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programDoutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado - WALACE ROCHA DOS SANTOS - I.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.