Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24745
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A tutela penal dos bens jurídicos econômicos e sua adequação à dogmática penal
Autor(es): Santos, Chales Lima dos
Autor(es): Santos, Chales Lima dos
Abstract: O presente trabalho aborda a temática da tutela penal dos bens econômicos frente à sua adequação à dogmática do Direito Penal, sob o enfoque da tipicidade. Através da revisão de literatura será discutido como se dá essa tutela e se ela é legítima, posto que haja um descompasso entre a natureza dos bens econômicos, trasindividuais, e os bens tradicionalmente protegidos penalmente. Será abordada a importância do conceito dos bens jurídicos na construção da dogmática penal, bem como as conseqüências da tutela dos novos bens erigidos do processo de globalização da sociedade. Serão analisadas as propostas do Direito da Intervenção, do Direito penal de duas velocidades e do Direito penal do inimigo como propostas ao processo de expansão do Direito penal. Por fim, se discutir-se á a teoria da associação diferencial e os argumentos referentes à forma como a dogmática do Direito Penal Econômico operam, sob o viés da tipicidade, uma vez que essa tem, como fundamental função, a de garantia para o cidadão, construindo a materialização da legalidade.
Palavras-chave: Direito Penal
bens jurídicos econômicos
tutela Penal
CNPq: Ciências Sociais Aplicada
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24745
Data do documento: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Charles Lima -A tutela penal dos bens juridicos economicos e sua adequação á dogmática penal.pdf730,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.