Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorLima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas-
dc.creatorLima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas-
dc.date.accessioned2017-11-21T19:25:09Z-
dc.date.available2017-11-21T19:25:09Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.date.submitted2017-09-06-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24639-
dc.description.abstractA tese intitulada “Bibliotecas Escolares: realidades, práticas e desafios para formar leitores” objetiva iniciar o debate sobre o cotidiano e a cultura escolar, no que se refere às condições de funcionamento e uso da biblioteca escolar (BE) por alunos da rede pública estadual do município de Feira de Santana na Bahia. A pesquisa, de abordagem qualitativa de inspiração etnográfica, utiliza, como referencial teórico, estudos realizados por pesquisadores do campo da História Cultural e da História da Leitura, Chartier (2001), Burke (2008), Hebrard (2001), Manguel (1997), Abreu (2005) etc, e os estudos sobre a biblioteca escolar, Moraes (2006), Souza (2009), Milanesi (2013), dentre outros. Por ter optado por uma pesquisa de inspiração etnográfica, os instrumentos e/ou procedimentos utilizados para geração dos dados foram: observação participante, diário de campo, entrevista narrativa e grupo de discussão com gestores, professores e/ou alunos. A imersão no campo de pesquisa, além de revelar as singularidades da cultura e do cotidiano escolar de cada espaço, apontou para o fato de que o cenário encontrado em bibliotecas escolares da rede estadual feirense não difere de outros estudos apresentados. A ausência do profissional mais especializado, o bibliotecário, e o pouco investimento na formação de outros mediadores para atuarem nos espaços da BE, têm contribuído para um quadro de esvaziamento e de desuso desse equipamento em muitos espaços pertinentes. Entretanto, a contrapelo desse cenário encontrado, a pesquisa mostrou que, mesmo com as condições de funcionamento muito aquém do necessário, há indícios de que mudanças vêm acontecendo no interior das escolas, a exemplo das Tertúlias Literárias Dialógicas, uma prática que vem se configurando como alternativa que concorre para a formação de leitores. A pesquisa indica, ainda, a urgente necessidade de lutas para consolidação de políticas públicas de leitura e de revitalização dos espaços físicos da BE como contributo de grande valia para a construção de um ensino de melhor qualidade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis named "School Libraries: realities, practices and challenges to form readers" aims to initiate the debate on everyday life and school culture, regarding the conditions of operation and use of the school library (SL) by students of the state public schools of Feira de Santana in Bahia. This is a , qualitative approach of ethnographic inspiration research, which uses, as a theoretical reference, studies conducted by researchers in the field of cultural history and the history of reading, such as Chartier (2001), Burke (2008), Hebrard (2001), Manguel (1997), Abreu (2005) etc, and studies on the school library by Moraes (2006), Souza (2009), Milanesi (2013), among others. For choosing an ethnographic approach, the instruments and/or procedures used for generating data were: participant observation, field diary, narrative interview and discussion group with managers, teachers and/or students. The immersion in the field of research, in addition to revealing the singularities of the culture and the everyday school of each space, pointed to the fact that the scenario found in school libraries of the Feirense state network if public schools does not differ from other studies presented. The absence of the most specialized professional, the librarian, and the little investment in the formation of other mediators to act in the spaces of SL, have contributed to a framework of emptiness and disuse of this equipment in many pertinent spaces. However, the counteraccount of this scenario found, the research has shown that, even with lack of necessary operational conditions, there are indications that changes have been happening inside the schools, for example of the Tertulias, that is, literary dialogical reading , a practice that has been setting up as an alternative that competes for the formation of readers. The research also indicates the urgent need for fights for consolidation of public policies for reading and revitalisation of be's physical spaces as a contribution of great value to the construction of better quality education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecas escolarespt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectMediadores de leiturapt_BR
dc.subjectTertúlias Literárias Dialógicaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectIncentivo a leiturapt_BR
dc.subjectSchool librariespt_BR
dc.subjectReader formationpt_BR
dc.subjectReading mediatorspt_BR
dc.subjectTertulias literary dialogicalpt_BR
dc.titleBibliotecas escolares: realidades, práticas e desafios para formar leitorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesBesnosik, Maria Helena da Rocha-
dc.contributor.refereesCordeiro, Verbena Maria Rocha-
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesReis, Mírian Sumica Carneiro-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.