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metadata.dc.type: Tese
Título : Avaliação de impacto de mestrados profissionais: contribuições a partir da multidimensionalidade e da negociação
Autor : Paixão, Roberto Brazileiro
metadata.dc.creator: Paixão, Roberto Brazileiro
Resumen : Um dos principais pontos de discussão acerca dos mestrados profissionais (MPs) é sobre a forma de avaliá-los. Partindo da necessidade do processo avaliativo, esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de mestrado profissional a partir de uma lógica multidimensional, baseada em Sander (1995), e negociada, baseada em Guba e Lincoln (1989). Para atingir o objetivo foi feita uma pesquisa utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MPs, Coordenadores de Área da Capes e Autores com artigos publicados sobre o tema. A análise dos dados permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores de impacto dos MPs. Adicionalmente, foram coletados dados de cinco grupos focais com participantes de cursos de MPs, notadamente professores e alunos, de quatro universidades diferentes, com cursos em áreas diferentes. Os resultados, em conjunto com os resultados da Delphi, permitiram levantar algumas contribuições à sistemática de avaliação dos MPs, dentre elas: a) a reflexão sobre a identidade dos MPs é fundamental para a coerência dos processos avaliativos destes cursos; b) é importante ter fóruns locais, racionalizando cada curso, de forma contextualizada, sendo este processo o contrário da avaliação em larga escala ou, ainda, uma complementação da mesma; c) a avaliação externa, regulatória, não dispensa a autoavaliação; d) a inclusão de outras organizações (empresas, ONGs, governo, etc.) nas discussões sobre os impactos dos mestrados profissionais pode trazer à tona novos itens que agreguem melhorias ao processo avaliativo; e) a utilização de dimensões, sejam as propostas por Sander (1995) ou outras, têm impacto na racionalização dos indicadores e na possibilidade de redução e simplificação dos processos avaliativos, porém deve haver compartilhamento dos conceitos entre os participantes; e f) diferentes tipos de mestrado profissional possuem especificidades e a abordagem hermenêutica e dialética (negociação e envolvimento) pode auxiliar a captar seus impactos.
Palabras clave : Mestrados profissionais
Avaliação
Dimensões
Negociação
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24606
Fecha de publicación : 16-nov-2017
Aparece en las colecciones: Tese (NPGA)

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