Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBruni, Adriano Leal-
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.creatorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.date.accessioned2017-11-16T21:17:01Z-
dc.date.available2017-11-16T21:17:01Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24606-
dc.description.abstractUm dos principais pontos de discussão acerca dos mestrados profissionais (MPs) é sobre a forma de avaliá-los. Partindo da necessidade do processo avaliativo, esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de mestrado profissional a partir de uma lógica multidimensional, baseada em Sander (1995), e negociada, baseada em Guba e Lincoln (1989). Para atingir o objetivo foi feita uma pesquisa utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MPs, Coordenadores de Área da Capes e Autores com artigos publicados sobre o tema. A análise dos dados permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores de impacto dos MPs. Adicionalmente, foram coletados dados de cinco grupos focais com participantes de cursos de MPs, notadamente professores e alunos, de quatro universidades diferentes, com cursos em áreas diferentes. Os resultados, em conjunto com os resultados da Delphi, permitiram levantar algumas contribuições à sistemática de avaliação dos MPs, dentre elas: a) a reflexão sobre a identidade dos MPs é fundamental para a coerência dos processos avaliativos destes cursos; b) é importante ter fóruns locais, racionalizando cada curso, de forma contextualizada, sendo este processo o contrário da avaliação em larga escala ou, ainda, uma complementação da mesma; c) a avaliação externa, regulatória, não dispensa a autoavaliação; d) a inclusão de outras organizações (empresas, ONGs, governo, etc.) nas discussões sobre os impactos dos mestrados profissionais pode trazer à tona novos itens que agreguem melhorias ao processo avaliativo; e) a utilização de dimensões, sejam as propostas por Sander (1995) ou outras, têm impacto na racionalização dos indicadores e na possibilidade de redução e simplificação dos processos avaliativos, porém deve haver compartilhamento dos conceitos entre os participantes; e f) diferentes tipos de mestrado profissional possuem especificidades e a abordagem hermenêutica e dialética (negociação e envolvimento) pode auxiliar a captar seus impactos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMestrados profissionaispt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDimensõespt_BR
dc.subjectNegociaçãopt_BR
dc.titleAvaliação de impacto de mestrados profissionais: contribuições a partir da multidimensionalidade e da negociaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coTenório, Robinson Moreira-
dc.contributor.refereesFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.refereesQuintella, Rogério Hermida-
dc.contributor.refereesBecker, João Luiz-
dc.contributor.refereesAlperstedt, Graziela Dias-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberto Brazileiro.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.