Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bruni, Adriano Leal | - |
dc.contributor.author | Paixão, Roberto Brazileiro | - |
dc.creator | Paixão, Roberto Brazileiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T21:17:01Z | - |
dc.date.available | 2017-11-16T21:17:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-16 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24606 | - |
dc.description.abstract | Um dos principais pontos de discussão acerca dos mestrados profissionais (MPs) é sobre a forma de avaliá-los. Partindo da necessidade do processo avaliativo, esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de mestrado profissional a partir de uma lógica multidimensional, baseada em Sander (1995), e negociada, baseada em Guba e Lincoln (1989). Para atingir o objetivo foi feita uma pesquisa utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MPs, Coordenadores de Área da Capes e Autores com artigos publicados sobre o tema. A análise dos dados permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores de impacto dos MPs. Adicionalmente, foram coletados dados de cinco grupos focais com participantes de cursos de MPs, notadamente professores e alunos, de quatro universidades diferentes, com cursos em áreas diferentes. Os resultados, em conjunto com os resultados da Delphi, permitiram levantar algumas contribuições à sistemática de avaliação dos MPs, dentre elas: a) a reflexão sobre a identidade dos MPs é fundamental para a coerência dos processos avaliativos destes cursos; b) é importante ter fóruns locais, racionalizando cada curso, de forma contextualizada, sendo este processo o contrário da avaliação em larga escala ou, ainda, uma complementação da mesma; c) a avaliação externa, regulatória, não dispensa a autoavaliação; d) a inclusão de outras organizações (empresas, ONGs, governo, etc.) nas discussões sobre os impactos dos mestrados profissionais pode trazer à tona novos itens que agreguem melhorias ao processo avaliativo; e) a utilização de dimensões, sejam as propostas por Sander (1995) ou outras, têm impacto na racionalização dos indicadores e na possibilidade de redução e simplificação dos processos avaliativos, porém deve haver compartilhamento dos conceitos entre os participantes; e f) diferentes tipos de mestrado profissional possuem especificidades e a abordagem hermenêutica e dialética (negociação e envolvimento) pode auxiliar a captar seus impactos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mestrados profissionais | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Dimensões | pt_BR |
dc.subject | Negociação | pt_BR |
dc.title | Avaliação de impacto de mestrados profissionais: contribuições a partir da multidimensionalidade e da negociação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.referees | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.contributor.referees | Quintella, Rogério Hermida | - |
dc.contributor.referees | Becker, João Luiz | - |
dc.contributor.referees | Alperstedt, Graziela Dias | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (NPGA)
|