Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2443
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano
Other Titles: Claves
Authors: Oliveira, Alda de Jesus
metadata.dc.creator: Oliveira, Alda de Jesus
Abstract: Este texto aborda as relações entre educação musical, identidade e cultura, com ênfase numa perspectiva que sugere a articulação entre os processos de educação musical escolar e não escolares. Defende-se um ensino de música que tenha relações com o poder mobilizador da cultura, que seja equilibrado em termos de atividades musicais, que seja musical e que contribua para um mundo mais humanizado. São apresentados fundamentos teóricos que podem orientar o professor de música para uma abordagem pedagógica de articulação e diálogo com a cultura (a abordagem PONTES) e uma representação gráfi ca para explicar uma opção de organização curricular.
Keywords: Educação escolar. Educação não escolar. Cultura musical. Educação multicultural.
Formal education. Informal education. Musical culture. Multicultural education.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2443
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Música)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2715-4175-1-PB.pdf101,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.