Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2443
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano |
Other Titles: | Claves |
Authors: | Oliveira, Alda de Jesus |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Alda de Jesus |
Abstract: | Este texto aborda as relações entre educação musical, identidade e cultura, com ênfase numa perspectiva que sugere a articulação entre os processos de educação musical escolar e não escolares. Defende-se um ensino de música que tenha relações com o poder mobilizador da cultura, que seja equilibrado em termos de atividades musicais, que seja musical e que contribua para um mundo mais humanizado. São apresentados fundamentos teóricos que podem orientar o professor de música para uma abordagem pedagógica de articulação e diálogo com a cultura (a abordagem PONTES) e uma representação gráfi ca para explicar uma opção de organização curricular. |
Keywords: | Educação escolar. Educação não escolar. Cultura musical. Educação multicultural. Formal education. Informal education. Musical culture. Multicultural education. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2443 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Música) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2715-4175-1-PB.pdf | 101,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.